Amazonas inaugura Estação BVS

A Organização Pan-Americana de Saúde, Ministério da Saúde e Secretaria de Estado da Saúde do Amazonas (Susam) inauguram nesta terça-feira (03/08), a Estação Biblioteca Virtual em Saúde (Estação BVS), ferramenta que permite o acesso gratuito a informações especializadas. A Estação BVS do Amazonas, 12ª unidade implantada no país, conta com dois terminais de computador, instalados no Centro de Documentação. A Estação vai funcionar na sede da Susam, na avenida André Araújo, 701, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17 horas. Os usuários que preferirem, podem ter acesso direto ao conteúdo integral da biblioteca virtual por meio do endereço www.saudepublica.bvs.br, onde estão disponíveis mais de 13 milhões de referências.

A solenidade de inauguração da Estação BVS vai contar com a presença da representante Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), Verônica Abdala, das representantes do Ministério da Saúde, Shirlei Gonçalves e Antonia Angulo, e do secretário estadual de Saúde, Wilson Alecrim.

A Biblioteca Virtual em Saúde é um modelo desenvolvido pela Opas, visando o livre acesso on line a informações técnicas e científicas de qualidade e consideradas relevantes para o desenvolvimento da área. O projeto Estação BVS, que disponibiliza espaço e equipamentos para usuários em geral, busca democratizar o acesso a essas fontes de informação. As tecnologias e metodologias utilizadas no Modelo BVS são de uso e acesso livres. A BVS inclui, além dos tradicionais serviços de acesso à literatura científica, listas de discussão, legislação, modelos de ação e gestão e um espaço para tomadores de decisão em saúde pública.

Na Estação BVS Brasil são encontradas bases de dados nacionais e internacionais. Entre as bases estão a Coleciona SUS, que reúne acervos das instituições federais do SUS, acervos das bibliotecas da Faculdade de Saúde Pública da USP e OPAS Brasil, LILACS, MEDLINE e Cochrane, uma espécie de medicina baseada em evidências. Há também um
Catálogo de sites em saúde pública e Fontes de Informação para Tomadores de Decisão (ITD) organizadas em cinco temas: políticas públicas em saúde, planejamento e gestão de sistemas e serviços de saúde, legislação em saúde, gestão para redução da mortalidade infantil e apoio ao Programa Saúde da Família.

Integram o projeto Estação BVS os estados que atendem a requisitos básicos estabelecidos pelo Ministério da Saúde, dentre os quais atuação da secretaria de saúde em projetos de ciência e tecnologia em saúde, existência de centros de documentação e informação estruturados e alinhamento com a agenda do Governo Federal. Estão recebendo prioridade para o projeto os estados que integram as regiões Norte e Nordeste.

Além do Amazonas, os estados do Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Minas Gerais, Acre, Pará, Ceará, Paraíba, Piauí, Sergipe, Alagoas e Santa Catarina já contam com a Estação.

A Estação BVS é uma parceria do Ministério da Saúde, através do Departamento de Ciência e Tecnologia em Saúde e Coordenação Geral de Documentação e Informação com o Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (BIREME), um centro modelo da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS), e as secretarias estaduais.

A BIREME/OPAS/OMS tem o objetivo de contribuir para o acesso eqüitativo de informação de qualidade em ciências da saúde na região da América Latina e Caribe. A Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) é modelo da OPAS para promoção do acesso on-line eficiente e universal à informação científico-técnica relevante para o desenvolvimento da saúde. As tecnologias e metodologias utilizadas no Modelo BVS são de uso e acesso livres.

No campo da Saúde Pública, a BIREME desenvolve, em cooperação com o Ministério da Saúde, a Biblioteca Virtual Saúde Pública – Brasil que conta ainda com a participação da esfera federal do SUS (Fiocruz), Faculdade de Saúde Pública da USP, a Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (Abrasco) e OPAS Brasil.

Mais informações:

Andréa Arruda
(92) 3643-6327, 9995-1310
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Saúde (Susam)

Patrícia Camargo / Rafael Capanema/ Gabriela Gasparin
Assessoria de imprensa
BIREME/OPAS/OMS
camargop@bireme.br
(11) 5576 9838 / (11) 9974 8088