Tétano Neonatal deve ser erradicado

O Tétano Neonatal, também conhecido como doença de sete dias, que aparece nas estatísticas de causas de morte de recém nascidos, está em processo de erradicação no Amazonas. A doença pode ser eliminada com três doses da vacina antitetânica, que devem ser tomadas pela mãe durante a gravidez. A vacina é oferecida gratuitamente em toda a rede pública de saúde do estado, sendo até o momento o único remédio eficaz contra o tétano.

O Tétano Neonatal é uma doença que atinge crianças recém nascidas e leva a morte em poucos dias. A doença é causada pela bactéria Clostridium Tetani, encontrada em grandes quantidades no ar e em todos os ambientes. A bactéria atua em meios líquidos e penetra na corrente sanguínea através de ferimentos, que podem ser pequenos ou grandes.

O Clostridium pode ficar alojado no corpo humano, sem se manifestar, por um período de vai de 3 a 28 dias. Segundo a enfermeira sanitarista da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), Dirce Corrêa de Oliveira, quanto mais cedo a doença se manifestar maior é sua gravidade.

Contaminação – O tétano neonatal pode ser contraído de duas maneiras. A primeira é na hora do parto, quando é feito o corte do cordão umbilical com materiais não esterilizados. “Esse tipo de contaminação acontece normalmente nos partos feitos em casa, com material que aparentemente está limpo, mas não foi esterilizado de maneira correta”, afirma a enfermeira. De acordo com ela nos hospitais e maternidades o risco de contaminação pela bactéria é zero.

Outra situação de risco para contaminação ocorre durante os procedimentos de limpeza do umbigo, se esta for feita com materiais e produtos inadequados. Algumas pessoas utilizam óleos como o de andiroba ou de mamona, aplicados para estimular a cicatrização. O problema, segundo a enfermeira, é que esse material normalmente é coletado de maneira artesanal e sem cuidados higiênicos, tornando-se fonte de contaminação pelo Clostriduim Tetani. A prática de se colocar moedas amarradas ao umbigo dos recém nascidos para evitar que este fique para fora também representa perigo. “A moeda é um instrumento altamente contaminado e que facilita a entrada da bactéria. Essa prática deve ser abolida”, disse a enfermeira Dirce.

Sintomas – Os sintomas do Tétano Neonatal podem ser confundidos com as freqüentes cólicas intestinais sofridas pelos recém nascidos. A criança infectada pelo tétano chora bastante e tem dificuldade para mamar. O tétano afeta o sistema nervoso e provoca fortes dores, o que faz com que a criança tenha contrações. Alguns bebês chegam a sofrer fraturas devido a essas contrações.

A vacina antitetânica é o único remédio com eficácia comprovada contra o Tétano Neonatal e está disponível gratuitamente em todos os centros de saúde. É obrigação de toda mulher grávida tomar as três doses da vacina antes do nascimento do bebê.

Um dado importante sobre a vacina é que ela é cumulativa, ou seja, a pessoa só estará realmente protegida se tomar as três doses. “Com a primeira dose o organismo é avisado que precisará produzir os anticorpos, na segunda começa a produzir em pequenas quantidades e somente com a terceira dose chega-se a quantidade adequada e a imunidade contra a bactéria”, explica a enfermeira Dirce. Também é importante esclarecer que os anticorpos são repassados ao bebê pela mãe. A vacina tem a duração de dez anos e depois desse período, deve-se tomar apenas uma dose de reforço para garantir a imunidade.

Estatísticas

Em todo o Amazonas no período de 1994 a 2004, foram registrados 53 casos de tétano neonatal, sendo 15 em Manaus e 38 no interior do estado. No mesmo período, 12 recém nascidos morreram vítimas da doença na capital e 33 no interior. Desse total ficou comprovado que 42 mulheres não haviam feito o pré-natal durante a gravidez e também não haviam tomado nenhuma das doses da vacina.