Aleitamento incentivado nas escolas

Cerca de cem agentes de saúde escolar da Secretaria Municipal de Educação (Semed) estiveram reunidos ontem pela manhã no auditório do Centro de Formação Permanente do Magistério (CFPM) participando de um curso de incentivo ao aleitamento materno, ministrado por profissionais do banco de leite humano do Amazonas da maternidade Ana Braga, vinculada a Secretaria de Estado da Saúde (Susam). Os agentes irão atuar como multiplicadores de informações como as vantagens do aleitamento materno, tanto para a mãe quanto para os bebês junto ao público das escolas da rede municipal de ensino.

Entre as informações repassadas aos agentes foram abordados assuntos relacionados ao preparo das mamas para a amamentação desde a gravidez, com massagens específicas e as técnicas de puxar o bico para fora, que facilita a sucção para o bebê. As enfermeiras também informaram que o primeiro contato do bebê com a mãe e com o seio deve ser ainda na sala de parto.

Com seios artificiais e bonecos as enfermeiras ensinaram a maneira correta para as mães segurarem os bebês na hora de mamar. As agentes também foram convidadas a participar desse momento, para que possam ensinar as outras pessoas a posição correta. “Se a criança não estiver bem aconchegada o ato de mamar se torna doloroso e desconfortável tanto para a mãe quanto para a criança”, alerta a coordenadora técnica de enfermagem do banco de leite humano, Érica Araújo.

Um dos pontos mais destacados pelas enfermeiras e que deve ser repassado aos alunos é que a amamentação é um gesto de amor. Durante a amamentação a criança sente o calor da mãe, escuta sua voz e seu coração e se sente segura. Elas orientaram que as mães devem conversar com as crianças, fazer carinho, olhar nos olhos do filho, são pequenos gestos que ajudam a fortalecer os laços de amor e carinho entre mãe e filho.

Vantagens do aleitamento

O leite materno é o alimento mais saudável e completo para os recém nascidos. Estudos comprovam que este leite contém nutrientes, vitaminas, sais minerais, açúcar, gordura, e tudo que é necessário para suprir as necessidades do bebê. As enfermeiras também fizeram questão de enfatizar que não existe leite fraco e que a cor do leite varia de uma mãe pra outra, de acordo com a alimentação de cada pessoa.

O leite materno também protege contra infecções, alergias, diminui os índices de mortalidade infantil e também o número de internamentos nas maternidades. O leite também é rico em anticorpos, que são repassados para o bebê, para formação do seu sistema imunológico. “O leite materno é considerado a primeira vacina para os recém nascidos”, disse a enfermeira Érica. O fator econômico do aleitamento materno também foi ressaltado, uma vez que o alimento está sempre pronto e na temperatura certa.

Para as mães também há vantagens no aleitamento. Previne contra o câncer de mama, uma vez que com a sucção não há perigo de o leite ficar empedrado e favorecer o aparecimento de nódulos. Protege também contra hemorragias pós-parto, pois a sucção estimula as contrações uterinas e diminui o sangramento comum após o nascimento dos bebês.

Doação de leite humano

As agentes de saúde escolar também receberam informações a respeito do único banco de leite humano do Amazonas, localizado na maternidade Ana Braga. Elas ficaram sabendo que mães que estão amamentando e que têm leite sobrando podem retirar o leite, armazenar e entrar em contato com o banco que recolhe o material nas casas das doadoras. As enfermeiras ensinaram a maneira correta de tirar e armazenar o leite, mantendo-o limpo e saudável.
As profissionais do banco de leite também informaram que quem não puder colaborar com a doação de leite pode ajudar doando frascos de vidro, com tampas de plásticos, utilizados no armazenamento do leite.