Atendimento tranquilo em Parintins

Balanço parcial da Secretaria de Estado da Saúde (Susam) mostra que o atendimento de Saúde em Parintins, durante o 40º Festival Folclórico foi tranqüilo. A UTI aérea montada pelo Governo fez apenas dois vôos, com a remoção de quatro pacientes, três deles com doenças não associadas ao Festival. Todos os outros casos foram resolvidos no próprio município, em uma das quatro unidades para atendimento de urgência e emergência, estruturadas especialmente para o Festival. Para garantir o atendimento na área de saúde durante o 40º Festival Folclórico de Parintins, o Estado fez um investimento de cerca de R$ 360 mil.

O secretário Wilson Alecrim informou que parte do material colocado à disposição no Pronto-Atendimento do Bumbódromo, como um desfibrilador (marcapasso cardíaco) e o carro de emergência, não foram utilizados. O secretário também destacou o baixo índice de acidentes de trânsito, que sempre aparecem no topo da lista de ocorrências e atendimentos, seguidos pelos traumas causados por violência, em decorrência do alcoolismo.

A estrutura de Saúde montada para o atendimento durante o 40º Festival de Parintins contou com cinco ambulâncias, sendo duas UTI’s móveis e 64 profissionais, entre técnicos, enfermeiros e médicos especialistas. As ambulâncias com UTI e equipe de profissionais intensivistas ficaram nas bases do Bumbódromo e do aeroporto municipal, durante os três dias de festival. Um estoque com 69 tipos de medicamentos, utilizados nos procedimentos de urgência e emergência e todo o material químico-cirúrgico necessário para o atendimento foi colocado à disposição da população pela Susam.

Dois hospitais também fizeram parte da estrutura de saúde projetada pelo Governo, além do pronto atendimento do Bumbódromo. No hospital Padre Colombo foram realizados os atendimentos na área de clínica em geral, no Jofre Cohen, os atendimentos a casos de média e alta complexidade, inclusive cirurgias e traumas. As equipes estavam preparadas para atender nas especialidades de cirurgia geral, traumatologia, ortopedia, anestesia, clínica pediátrica, cardiologia, neurologia, oftalmologia e odontologia. Nos cinco Centros de Saúde Municipais foram feitos os atendimentos básicos.

Os trabalhos de atendimentos e prevenção na área de saúde foram realizados pela Susam em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Parintins. O Corpo de Bombeiros atou na área de resgate e a Polícia Militar, na prevenção de acidentes e violência. Todos os profissionais que atuaram em Parintins receberam treinamento antes do início da festa.

Atividades educativas preventivas

Além das ações diretas de atendimento a pacientes, o Governo do Estado realizou atividades educativas e de suporte, como é o caso da prevenção às doenças sexualmente transmissíveis e a coleta de sangue para um estoque estratégico, executadas pela Coordenação Estadual de DST/Aids e Fundação Hemoam.