Parintins terá estrutura de saúde reforçada
A estrutura de saúde para o atendimento médico-hospitalar durante o 40º Festival Folclórico de Parintins já começou a ser montada. Uma equipe de técnicos da Secretaria de Estado da Saúde (Susam) está no município elaborando os fluxos de atividades que serão realizadas durante a festa para garantir suporte ao atendimento de urgência e emergência a partir do dia 23 de junho. A equipe também deu início à estruturação do ambulatório que será montado no Bumbódromo e funcionará durante 24h nos dias de apresentação dos bumbás.
O Governo do Estado vai enviar para Parintins cerca de 50 profissionais de saúde que completarão a equipe de especialistas que prestará atendimento à população durante o período da festa. Também farão parte das equipes de atendimento 35 profissionais especialistas que já trabalham no município. Além disso, a Susam está enviando equipamentos como macas, aparelhos de apoio, medicamentos e material químico cirúrgico para complementar o estoque da rede municipal.
A estrutura projetada pelo Governo para o Festival deste ano inclui os hospitais Padre Colombo, com atendimento clínico em geral, e o Jofre Cohen, com atendimentos a casos de média e alta complexidade, incluindo cirurgias e traumas. “Estamos montando uma estrutura com cerca de 85 profissionais para atender as pessoas que precisarem de atendimento médico hospitalar durante o festival”, destaca Valdino Alecrim, diretor do Jofre Cohen e um dos coordenadores da estrutura de atendimento. As equipes atenderão nas especialidades de cirurgia geral, traumatologia, ortopedia, anestesia, clínica pediátrica, cardiologia, neurologia, oftalmologia e odontologia.
Para casos que necessitem de remoção de pacientes graves para Manaus, a Susam vai garantir serviço de transporte aéreo com UTI e acompanhamento médico. Os pronto-socorros de referência em Manaus são o João Lúcio (zona Leste) e o 28 de Agosto (zona Sul). As remoções serão feitas através do serviço de UTI no Ar, contratado Secretaria Estadual, especialmente para o evento.
Alecrim informou ainda que a Susam estará trabalhando em parceria com o Corpo de Bombeiros, na área de resgate, e com a Polícia Militar, na prevenção de acidentes e violência. Todos os profissionais que irão atuar em Parintins receberão treinamento antes do início da festa.
Além das ações diretas de atendimento a pacientes, o Governo do Estado está realizando atividades educativas e de suporte, como é o caso da prevenção às doenças sexualmente transmissíveis e a coleta de sangue para um estoque estratégico, executadas pela Coordenação Estadual de DST/Aids e Fundação Hemoam.
Para a montagem da estrutura de saúde que será utilizada durante o 40º Festival Folclórico de Parintins, o Estado fez um investimento de cerca de R$ 360 mil. Todas as ações serão executadas em parceria com a Secretaria de Saúde do município.
Estrutura de Saúde – Parintins
Unidades: 2 hospitais, um ambulatório no Bumbódromo
Transporte: 5 ambulâncias, uma ambulância UTI, uma UTI no Ar
Profissionais de Saúde: 85 (Susam e Especialistas de Parintins)
Investimentos do Governo do Estado: R$ 360 mil
Período de Atendimento Especial: 23/06 a 28/06
Apoio: Corpo de Bombeiros e Polícia Militar