Cirurgias Cardíacas poderão ser feitas na Beneficente
O Governo do Estado poderá fechar um acordo com a Beneficente Portuguesa para a realização de cirurgias cardíacas de adultos e crianças. Ontem (27) pela manhã, o secretário estadual da Saúde, Wilson Alecrim, esteve reunido com a direção da Beneficente e com médicos que fazem parte da equipe de Cardiologia e Terapia Intensiva do hospital, para solicitar a elaboração de uma proposta de trabalho para a realização das cirurgias cardíacas em pacientes do SUS. O cirurgião cardiovascular Silas Fernandes Avelar, da Beneficência Portuguesa de São Paulo, também participou do encontro. O secretário informou que a proposta do hospital deve ser entregue à Secretaria de Estado da Saúde (Susam) até o final da próxima semana.
Alecrim assegurou, durante a reunião, que é interesse do Estado ter a Beneficente como hospital de Alta Complexidade e que convênios anteriores já viabilizaram a criação de 100 novos leitos na área de maternidade e clínica médica, ampliando o atendimento a pacientes da rede pública. “Todas as pactuações anteriores com o hospital foram positivas. Acredito que esta também será”, disse.
Além das cirurgias cardíacas estão em estudo a implantação da Unidade de Hemodinâmica, onde são feitos exames para diagnóstico e tratamento de problemas do coração, e a instalação de uma UTI pediátrica, que vai viabilizar o acompanhamento intensivo das crianças submetidas à operação.
Atualmente a Beneficente Portuguesa realiza cirurgias cardíacas em pacientes adultos já submetidos a estudos de hemodinâmica em outros hospitais. O diretor, Alfredo Monteiro Vieira, informou que as cirurgias são feitas desde o ano passado, mas somente para pacientes da rede privada. “O acordo com o Governo tem o objetivo de garantir o acesso dos pacientes do SUS que atualmente precisam viajar para realizar o procedimento cirúrgico”. Segundo Alfredo, o hospital tem a estrutura necessária para receber esses pacientes. A unidade conta com seis salas cirúrgicas e dez leitos de UTI.
A equipe responsável pelas cirurgias cardíacas na Beneficente é chefiada pelo cirurgião Luiz Carlos Lima e conta com os cardiologistas Fausto Vieira dos Santos, Javier Perdomo, Álvaro Soeiro e Silas Fernandes Avelar (vinculado à Beneficência de São Paulo). O hospital também conta com a área de Caridologia Clínica estruturada com três profissionais – João Marcos Barbosa, Vanilda Vilano e Mônica Hosana.
Para Silas Fernandes de Avelar, há 18 anos na área e participação em mais de cinco mil cirurgias na unidade paulista, a Beneficente Portuguesa terá condições de atender plenamente a toda a demanda local, contemplando inicialmente os adultos e futuramente, as crianças.