Amazonas já atingiu a cobertura mínima de vacinação

O último balanço da Secretaria de Saúde do Governo do Amazonas (Susam) sobre a Campanha Nacional de Vacinação de Idosos Contra a Gripe demonstra que o Estado já alcançou a cobertura mínima de imunização vacinando 70,91% do seu total de idosos, ou seja, 111.444 pessoas com 60 anos ou mais em todos os municípios. Em Manaus, a cobertura foi de 90,20%. Nas zonas rurais do interior a vacinação será estendida até o dia 30 de maio, para que sejam atingidas todas as comunidades e áreas de difícil acesso.

Dos 61 municípios, 16 já estão com mais de 70% de seus idosos imunizados – meta mínima para todos – o que representa 26% do total. São eles Alvarães, Canutama, Envira, Itapiranga, Lábrea, Manaquiri, Manaus, Novo Airão, Parintins, Rio Preto da Eva, São Paulo de Olivença, São Sebastião do Uatumã, Tabatinga, Tapauá, Tefé e Urucurituba. Sete municípios estão entre 60 a 69% da meta. Outros 12 municípios já atingiram entre 50 a 59% da cobertura vacinal.

A Susam tem por meta a cobertura mínima vacinal de 110 mil pessoas com 60 anos ou mais em todos os 62 municípios do Amazonas. O Estado possui 157.152 idosos. A coordenadora estadual do Programa Nacional de Imunização (PNI), Izabel Nascimento, ressalta que a vacinação contra a gripe nos municípios do interior do Estado deverá se estender até o final de maio. “Nas zonas rurais dos municípios, a distância dificulta muito os trabalhos dos agentes municipais de saúde. Eles precisam percorrer as áreas de difícil acesso, onde residem famílias isoladas, e isso demanda mais tempo. Por isso precisamos estender a vacinação. Mas o Amazonas, durante o período da campanha nacional, que foi de 25 de abril a 06 de maio, foi muito bem e atingiu a meta, que era vacina pelo menos 70% dos seus idosos”, disse Izabel.

A coordenadora estadual do PNI ressalta que 68% dos municípios do Amazonas têm 50% de sua população na área rural. E dessa população localizada na zona rural 70% estão em áreas indígenas.

Também estão sendo analisados e atualizados os cartões de vacina dos idosos para vacinação contra o tétano e difteria, infecções pneumocócicas e contra febre amarela.