Amazonas deve vacinar contra a gripe 4,8% da população

O perfil da população com idade igual ou superior a 60 anos no Amazonas segue a transição demográfica demonstrada no Brasil e no mundo. O aumento da proporção de idosos está diretamente relacionado à queda nas taxas de natalidade e mortalidade e ao aumento da esperança de vida ao nascer. “Por isso, as ações de saúde para este grupo específico são extremamente importantes”, defende o secretário de Estado da Saúde, Wilson Alecrim, convocando a população idosa a aderir à campanha nacional de vacinação contra o influenza (vírus da gripe), no período de 25 de abril a 6 de maio.

O secretário destaca que o Ministério da Saúde e os governos estaduais e municipais do País tem, com esta estratégia, o objetivo de evitar o adoecimento por gripe e reduzir as internações e mortes por pneumonias e outras doenças decorrentes, entre os que se encontram na chamada “melhor idade”. “Nossas atenções estarão voltadas para este segmento da população e esperamos a participação intensa dos idosos, principalmente no próximo dia 30, considerado o dia D da vacinação em todo o Brasil. Atualmente os idosos representam 4,8% dos residentes no Estado.

Alecrim diz que desde o início das campanhas de vacinação contra a gripe para os idosos, em 1999, houve redução de 50% o número de mortes por todas as causas (doenças cardíacas, cérebro vascular) e de 29% dos casos de pneumonia ou gripe nos que têm entre 60 anos ou mais.

Segundo consenso da Organização Mundial de Saúde (OMS), uma população está em envelhecimento quando atinge o percentual 7% de idosos. No Brasil, que já ocupa o 6º lugar no ranking mundial, os idosos já somam mais de 14 milhões de pessoas, ou seja, 8,6% da população e estudos indicam uma tendência real de crescimento, indicando que em 2025, os idosos deverão representar cerca de 15% do contingente populacional do país.

Cerca de 66% dos idosos no Brasil são responsáveis pelo domicílio, de acordo com dados do Censo de 2000. O idoso que sustenta a família no Amazonas ocupa a 13º posição na média mensal de rendimentos dos estados brasileiros, com R$ 445,00. A média brasileira é de R$ 657,00.

Wilson Alecrim ressalta que o Brasil e o Estado têm desafios em relação à população idosa. “Além do rápido envelhecimento populacional, também assistimos à feminização desse envelhecimento, ou seja, com maior proporção de mulheres nessa faixa etária”. Ele explica que a esperança de vida ao nascer, no início do século 20 era de 33,7 anos em média para homens e mulheres. Em 2000, estava em 67,5 anos para homens e 75,9 para as mulheres. “Também estamos com a expansão dos chamados idosos mais idosos, que são aqueles com 80 anos e mais. O envelhecimento da população requer custos mais elevados em saúde, já que são necessários tratamentos mais caros e prolongados”, diz Alecrim. “Por isso é de extrema importância que todos os idosos sejam imunizados contra a gripe e que mantenham os cartões de vacina atualizados”.

Meta do Governo do Amazonas é vacinar mais de 157 mil idosos

Este ano, a Campanha Nacional de Vacinação do Idoso, que tem início nesta segunda-feira (dia 25) em todo o Brasil, se prolonga até o dia 6 de maio, sendo 30 de abril o Dia de Mobilização Nacional. O slogan deste ano é “Ter saúde é o que importa. Vacine-se contra a Gripe”. No Amazonas, a meta de vacinação do Governo do Estado é imunizar 157.152 idosos. Em Manaus, onde a campanha é executada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) devem ser vacinadas 76.898 pessoas idosas. Desse contingente a cobertura vacinal mínima é de 70% .

A coordenadora estadual do Programa Nacional de Imunização (PNI), Izabel Nascimento, explica que além da vacina contra o vírus influenza, causador da gripe, os idosos também deverão atualizar o cartão de vacinação nas doses contra tétano, difteria e febre amarela. “Para os que estiverem em instituições de longa permanência, como hospitais, asilos, casas de repouso e similares durante a campanha, também deverão ser ministradas doses contra infecções pneumocócicas”. O objetivo é proteger essa população das complicações da gripe e de outras doenças de grande incidência nessa faixa etária.

Quem já tomou a vacina deve se imunizar novamente. A composição da vacina é atualizada de acordo com as recomendações da OMS, baseadas em estudos epidemiológicos em vários centros do mundo. A cada ano, é preparada uma nova vacina a partir de três principais cepas (subtipos) dos vírus que circularam no Brasil no ano anterior. “A vacina não causa gripe. É feita com os vírus mortos e esquartejados, portanto não oferece risco. Somente as pessoas que já estavam contaminadas anteriormente podem ter gripe após a vacinação, isso porque a proteção da vacina ocorre duas semanas após a aplicação”, explica Izabel.

Além de Manaus, em todos os municípios as ações de imunização serão executadas pelas secretarias municipais de saúde, cabendo à secretaria estadual as ações de coordenação. A cobertura vacinal de idosos no Amazonas no ano passado foi de 86% e dos 62 municípios, 26 não atingiram a cobertura mínima de 70%. Segundo estudos da Secretaria de Saúde do Governo do Amazonas 68% dos municípios do Amazonas tem 50% de sua população na área rural. E dessa população na área rural 70% estão em áreas indígenas.

Metas
Amazonas 157.152
Manaus 76.898

Gripe x Resfriado