Governo e municípios discutem o SUS

A Secretaria de Saúde do Governo do Amazonas (Susam), o Conselho Estadual de Saúde (CES/AM) e o Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Amazonas (Cosems/AM) realizam nesta quarta e quinta-feira (dias 13 e 14), no auditório da Reitoria da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), a partir das 9 horas, o VII Encontro de Secretários Municipais de Saúde do Amazonas. O objetivo do evento é iniciar o processo de capacitação dos gestores municipais de saúde, possibilitando o fortalecimento, a ampliação e a consolidação dos avanços do Sistema Único de Saúde (SUS) já conquistados no Amazonas.

O projeto do Cosems e do Governo do Estado visa desenvolver um profundo entendimento entre todos os envolvidos – prefeitos, secretários municipais e diretores de unidades de saúde dos 62 municípios do Amazonas, para qualificar e apoiar permanentemente o desenvolvimento das atividades realizadas pelos gestores, levando em conta as necessidades de cada realidade, incluindo dificuldades de acesso e características geopolíticas e sociais.

Segundo o secretário estadual de saúde e presidente do Conselho Estadual de Saúde (CES), Wilson Alecrim, o governo do Estado tem por meta disponibilizar à população dos 62 municípios amazonenses atendimento humanizado e com qualidade. Ele destaca que a realidade enfrentada pelos amazonenses, na área da saúde, é diferenciada da dos outros estados brasileiros, o que significa uma responsabilidade redobrada para os gestores públicos. “Um dos problemas enfrentados na saúde do interior, por exemplo, é a grande distância geográfica entre alguns municípios e a capital”, explica Alecrim.

Nos dois dias do evento serão debatidos, através de mesa-redonda e exposição, temas como o SUS e as Responsabilidades das Esferas Governamentais, Organização e Funcionamento da Susam, Monitoramento da Atenção Básica – Responsabilidade de acordo com a Gestão, e Assistência Farmacêutica. Também serão esclarecidos assuntos relacionados às Responsabilidades e Prioridades da Vigilância em Saúde nas Esferas Estadual e Municipal, Programação Pactuada Integrada, Gestão de Recursos Humanos e Pólo de Educação Permanente, Fundo Estadual e Municipal de Saúde, além de definição de Agenda de Compromisso 2005/2006.

Durante o evento será realizada, ainda, a eleição da nova diretoria para a presidência do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems).