Provas em mais de 300 locais

A Cesgranrio, empresa organizadora do concurso recrutou cerca de 15 mil pessoas para dar suporte na área de coordenação, fiscalização e apoio durante os dois turnos, na capital e nos 61 municípios do interior, onde as provas serão aplicadas simultaneamente. Estarão disputando as 10.206 vagas oferecidas pelo Governo do Estado, 163.976 candidatos, dos quais 133.004 em Manaus e 30.972 nos demais municípios.

Para ter acesso ao local de aplicação do exame, os candidatos têm que apresentar o documento de identidade original, com o qual fizeram a inscrição, além do cartão de confirmação de inscrição ou a confirmação de inscrição, obtida via Internet. Caso o cartão contenha alguma divergência com relação aos dados pessoais, o candidato deve solicitar a correção dos mesmos antes da prova. A Cesgranrio informa que o cartão de respostas deverá ser respondido com caneta esferográfica preta.

No domingo de manhã fazem provas os 83.085 candidatos de nível superior, médio e elementar. À tarde será a vez dos 80.891 que disputarão uma vaga na categoria auxiliar. Os candidatos têm que chegar aos locais de realização do concurso com, no mínimo, uma hora de antecedência. O tempo para a realização das provas será de três horas e o candidato só poderá deixar a sala após uma hora. O caderno de questões poderá ser levado apenas 30 minutos antes do horário fixado para o fim das provas. Não será permitida a entrada de candidatos portando armas e aparelhos eletrônicos (bip, telefone celular, walkman, note book, palm top, relógios do tipo data bank, gravadores, receptores e outros). Caso o candidato descumpra essas determinações será eliminado do concurso.

As provas objetivas deste domingo, que representam a primeira etapa do concurso, são eliminatórias e classificatórias, e constituídas por questões de múltipla escolha, com cinco alternativas (A, B, C, D e E) e uma única resposta correta, totalizando 100 pontos.

Para os candidatos aos cargos de nível elementar além de recepcionista e telefonista (nível auxiliar) as provas serão de Língua Portuguesa, com 20 questões e valendo 50 pontos, e de Matemática, também com 20 questões, com 50 pontos. A prova para agente administrativo e auxiliar administrativo (nível auxiliar) e assistente técnico e assistente administrativo (nível médio), totalizam 100 pontos, distribuídos nas 10 questões de Língua Portuguesa (30 pontos), 10 questões de Matemática (20 pontos) e 20 questões de Noções de Informática, equivalendo a 50 pontos. Para médicos generalistas e médicos especialistas com exceção do veterinário, a prova objetiva consiste em 10 questões de Língua Portuguesa (25 pontos), 10 questões de Conhecimentos Básicos de Medicina e Legislação do SUS (30 pontos), além de Conhecimentos Específicos equivalendo a 45 pontos. Todos os demais cargos para níveis auxiliar, médio e superior terão 10 questões de Língua Portuguesa, valendo 25 pontos, e 30 questões de Conhecimentos Específicos, com peso maior, totalizando 75 pontos.

Além de Manaus, os municípios com maior número de inscritos são Parintins (3.942 candidatos), Manacapuruu (2.787), Itacoatiara (2.258) e São Gabriel da Cachoeira (1.256).

O concurso vai acontecer simultaneamente nos 62 municípios do Estado. Nos locais com fuso horário diferenciado – Santo Antônio do Içá, Amaturá, São Paulo de Olivença, Tabatinga, Benjamin Constant, Atalaia do Norte, Eirunepé, Envira, Ipixuna, Guajará, Itamarati, Cruzeiro do Sul e Boca do Acre e Pauini – a referência é o horário da capital. Para os que informaram, no ato da inscrição, ser portadores de necessidades especiais, as provas serão realizadas na Universidade Paulista (Unip), localizada à rua Recife, 4390, Parque 10.

Dentre as categorias mais concorridas estão a de agente administrativo, auxiliar administrativo para a Fundação Alfredo da Matta (351,8 e 114,7 candidatos por vaga), recepcionista, telefonista e vigia para a Fundação de Medicina Tropical, com 273, 178 e 142 candidatos por vaga respectivamente, pedagogo para a Fundação de Vigilância em Saúde (125,4 para uma vaga). No interior, as maiores concorrências são para auxiliar de serviços gerais em Manacapuru (95,3 candidatos por vaga), agente administrativo em Itacoatiara (79,1 por vaga), copeiro em Lábrea (72,3 candidatos por vaga), e agente administrativo em Tefé (79 por vaga).

A divulgação dos resultados das provas objetivas será no dia 26 de abril. Os candidatos classificados nesta etapa devem entregar os documentos para a prova de títulos, no período de 26 a 29 de abril. A divulgação dos resultados finais será feita no dia 9 de junho.

Serviços estão garantidos

Para garantir o funcionamento normal nas unidades estaduais de saúde, a Susam recrutou 604 profissionais para substituir os servidores que farão o concurso e que estariam de plantão nas unidades estaduais que funcionam 24 horas. O secretário de Saúde, Wilson Alecrim, disse que a medida garante a capacidade de atendimento dos hospitais, serviços de urgência, emergência e áreas hospitalares das fundações, ao mesmo tempo em que assegura ao servidor da Secretaria o direito de participar do concurso com tranqüilidade.
Os plantonistas substitutos são servidores estatutários da Susam, que atuam em serviços onde não há atendimento nos finais de semana. Eles serão remunerados pelo serviço prestado, de acordo com a formação profissional e o tipo de plantão.

A Empresa Municipal de Transportes Urbanos (EMTU) também já tomou providências para garantir o deslocamento dos candidatos até os locais de prova, determinando que neste domingo as empresas de transporte coletivo operem com a frota dos dias úteis em todas as linhas do sistema de transporte coletivo de Manaus, das 5h às 19 horas.