Hospital de Nova Olinda será inaugurado
O município de Nova Olinda do Norte, localizado à margem direita do Rio Madeira, a 138 km em linha reta de Manaus, recebe neste domingo (dia 20), sua nova unidade hospitalar. A obra, iniciada há mais de nove anos, foi retomada e concluída no governo Eduardo Braga, tendo sido adequada para prestar atendimento de urgência, emergência e internação para o próprio município e comunidades rurais. O novo hospital é a 14ª unidade de saúde entregue a um município do interior desde o início de 2003, quando foi implementado o Programa de Reorganização da Atenção à Saúde no Amazonas.
A unidade, que será inaugurada como Hospital Dr. Galo Manuel Penaranda Ibanez, tem 30 leitos e fará atendimento 24 horas nas áreas de clínica médica, cirurgia geral, pediatria, ginecologia, obstetrícia, neonatologia, urgência e emergência, além de serviços de enfermagem e assistência social. A unidade também vai oferecer serviço de apoio diagnóstico, com laboratório de análises clínicas, diagnóstico por imagem (raio X e ultrassonografia), e banco de sangue para o atendimento imediato dos pacientes que necessitarem de transfusão sangüínea.
Com aproximadamente 1,5 mil metros de área construída, o hospitla conta com cinco blocos – Cirúrgico e Obstétrico, de Internação, de Urgência e Emergência, Administrativo e de Referência e Serviços de Apoio. Os 30 leitos do Hospital estão divididos em oito leitos para ginecológica e obstetrícia, oito para clínica médica, seis para clínica cirúrgica e oito para clínica pediátrica, além de um leito de isolamento. Para colocar a unidade em pleno funcionamento, os investimentos do Governo do Estado foram de R$ 2,1 milhões aplicados em obras, mobiliário fixo e equipamentos. Os servidores do hospital totalizam 89 profissionais, sendo nove de nível superior, 44 de nível médio e 36 servidores de nível elementar.
O médico boliviano Galo Manuel Penaranda Ibanez, que dá nome ao novo hospital de Nova Olinda, foi o sétimo prefeito de Nova Olinda do Norte e, antes de seu mandato atuou como médico da Secretaria de Estado da Saúde, no próprio município e no Pronto Socorro do Hospital Universitário Getúlio Vargas, durante as décadas de 70 e 80. Acometido por uma neoplasia do aparelho digestivo, faleceu em agosto de 1991.
Pelo programa de reorganização da Saúde, no interior do Estado foram concluídos e inaugurados, desde o início de 2003, os hospitais de Itacoatiara, Parintins, Fonte Boa, Eirunepé, São Sebastião do Uatumã, Iranduba, Caapiranga, Uarini, Coari, Apuí, Canutama, Tefé e Lábrea.
Hospital de Nova Olinda do Norte
População do município (IBGE): 28.094 habitantes
Principais Ambientes/Leitos por especialidades
Clínica Ginecológica/Obstétrica – 8 leitos
Clínica Médica – 8 leitos
Clínica Cirúrgica – 6 leitos
Clínica Pediátrica (incluindo Nenontologia) – 8 leitos
Total -30 leitos
Outros Serviços
Laboratório de Análises Clínicas
Serviço de Imagenologia (raios-X e ultra-sonografia)
Banco de Sangue
Brinquedoteca