0800 amplia atendimento até às 21h30

A Policlínica Codajás (nova denominação do PAM Codajás), localizado na Cachoeirinha, está ampliando o atendimento pelo 0800 para marcação de consultas. A partir de agora os usuários poderão entrar em contato para marcar consulta em uma das 22 especialidades médicas oferecidas, até as 21h30.

A medida foi determinada pela Secretaria de Estado da Saúde (Susam), visando oferecer uma nova alternativa de horário aos pacientes que necessitam do serviço, além de aumentar o número de atendimentos diários e reduzir a quantidade de ligações perdidas em função do congestionamento do sistema. Com a expansão do horário, o 0800 ficará disponível das 7h às 21h30 sem interrupção, aumentando a capacidade de atendimento de 6,4 mil ligações diárias para 8 mil ligações.

De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Wilson Alecrim, a medida deve oferecer mais comodidade aos pacientes e maior resolutividade. “Queremos que o novo horário seja utilizado pela população para diminuir o congestionamento nos horários em que os usuários estão acostumados a telefonar”. Estudos do sistema mostram que o pico de ligações ocorre no turno da manhã e que o final da tarde é o momento de menor procura. “Com a colaboração da população, podemos ter uma melhor distribuição das ligações durante o dia, equilibrando o sistema e facilitando o fluxo de atendimento”, explica Alecrim.

Atualmente, segundo a diretora da Policlínica, Joselita Nobre, a quantidade de ligações perdidas por congestionamento nos horários de pico é de cerca de 30%, considerando todas as chamadas para um dos 24 terminais ativados até as 17h30. Com a entrada em funcionamento dos 13 terminais novos, funcionando até as 21h30, a expectativa de acordo com a diretora, é reduzir as perdas para menos de 10%.

O secretário Wilson Alecrim informa que a Susam está realizando um estudo detalhado sobre o funcionamento do 0800, para chegar ao modelo ideal, considerando a alta demanda e as necessidades do público. “A ampliação do horário é a primeira mudança, mas uma série de outras adaptações devem ser feitas até o final do ano para que a população fique mais satisfeita e tenha respostas mais rápidas para seus encaminhamentos”, garante.

O secretário destaca que, embora ainda não esteja atendendo em 100% os seus objetivos, o sistema de agendamento de consultas por telefone foi um grande avanço, evitando gastos de com o deslocamento até a unidade e a espera nas filas. “Sempre lembro que não estamos partindo do ponto zero e que a população já está melhor assistida tanto pela possibilidade de agendar suas consultas por telefone, quanto pela redução no tempo de espera por uma vaga”. De acordo com ele, o tempo médio para a confirmação da consulta depende de uma especialidade para outra, variando de apenas dois dias a até 30 dias.

Alecrim também pede a colaboração da população no sentido de buscar na Policlínica apenas os serviços disponíveis na unidade. Ele reforça que, após a municipalização da atenção básica de saúde, a policlínica não oferece mais serviços básicos como o pré-natal, consultas de obstetrícia, pediatria e medicamentos da atenção básica como sulfato ferroso e vermífugos, atualmente disponíveis na rede de Centros de Saúde Municipais e Programa Saúde da Família, coordenados pela Prefeitura de Manaus.

Os serviços disponíveis na Policlínica Codajás são consultas em 22 especialidades médicas, consultas em psicologia e fonoaudiologia, tratamentos fisioterápicos, exames laboratoriais de análises clínicas e exames por imagem para diagnóstico e acompanhamento. “Para todos os procedimentos é necessário apresentar o encaminhamento médico”, alerta o secretário. O número completo da Policlínica para marcação de consultas é o 0800 2808444.