Manaus ganha 1a. Farmácia Popular do Norte

A unidade foi a primeira a ser inaugurada na Região Norte, e tem por objetivo garantir e ampliar o acesso da população aos medicamentos considerados essenciais, além de assegurar que o tratamento médico não deixe de ser realizado por falta de condições da população para a aquisição dos remédios. A inauguração da primeira Farmácia Popular em Manaus, marca a chegada do programa a todas as regiões brasileiras.

No Amazonas, a implantação do Programa Farmácia Popular do Brasil foi viabilizada pelo Conselho de Desenvolvimento Humano (CDH), responsável pela assessoria e acompanhamento de todas as etapas de instalação e funcionamento da Farmácia, e pela Secretaria de Estado da Saúde (Susam), que fará o gerenciamento da unidade. A presidente do CDH, Sandra Braga, e o secretário estadual de Saúde, Wilson Alecrim, em conjunto com técnicos das duas instituições, elaboraram um plano de monitoramento da Farmácia, visando manter a satisfação do público usuário. Em nível nacional, de acordo com pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde, o programa tem a aprovação de 91% dos usuários, sendo o atendimento considerado um ponto forte, com 95% de aprovação.

A Farmácia Popular está funcionando na zona Leste, à rua Autaz Mirim, 114, Shopping Grande Circular, no bairro São José I, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18 horas, e aos sábados das 8 às 12 horas. São disponibilizados o preservativo masculino e 88 medicamentos listados na Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (Rename), considerados mais eficazes e seguros para o tratamento das doenças mais prevalentes da população. Qualquer pessoa poderá ser beneficiada com os serviços da Farmácia Popular, bastando apresentar prescrição médica ou odontológica, da rede pública ou privada. Além da unidade no São José, o Governo do Estado programa a instalação de uma segunda farmácia, no Centro da cidade, abrangendo uma parcela ainda maior da população.

Na compra, o usuário tem vantagens, já que os medicamentos são adquiridos a preço de custo, com redução de até 85% em comparação aos valores praticados pela rede comercial de farmácias. Os remédios são adquiridos junto aos laboratórios públicos e privados (quando necessário) e distribuídos pela Fundação Oswaldo Cruz, executora do programa em todo o país. Hipertensão, diabetes, úlcera gástrica, depressão, asma, infecções e verminoses, são exemplos de doenças para as quais são encontrados medicamentos. Além dessas, estão disponíveis produtos com indicação nos quadros de cólicas, enxaqueca, queimadura, inflamações e alcoolismo.

A Farmácia conta com recepção, quatro guichês para cadastro, três caixas e área para entrega dos produtos. Para evitar filas e oferecer mais conforto, a recepção conta com cadeiras, onde o usuário irá aguardar, com uma senha, o início do atendimento. O sistema de cadastro é informatizado, assim como o controle de medicamentos.

Para obter informações sobre a lista completa dos medicamentos oferecidos, as patologias atendidas, os endereços das farmácias e outras orientações sobre o programa, a população pode telefonar para o Disque Saúde (0800 61 1997) ou acessar www.saude.gov.br/farmaciapopular .