Movimento normal nos PSs durante o carnaval
Desde a última sexta-feira até a quarta-feira de cinzas, foram atendidos nos Pronto-Socorros João Lúcio, zona Leste, e 28 de Agosto, zona Sul, 5.175 pacientes. Nos cinco Serviços de Pronto Atendimento Médico (SPAs), referência para urgências simples, os atendimentos chegaram a quase 10 mil durante o feriado prolongado.
De acordo com o diretor do 28 de Agosto, César Cortez, as estatísticas mostram que houve uma pequena redução no número de atendimentos, comparando-se os dados do ano passado e um aumento considerado dentro do esperado, em relação aos demais finais de semana. “Notamos diferença no tipo de atendimento, mas a quantidade de atendimentos esteve dentro das nossas expectativas”.
De acordo com o diretor, fora as consultas e procedimentos de urgência e emergência (ferimentos leves, cortes, problemas respiratórios e outros), a maior parte dos atendimentos teve como causa o uso abusivo de álcool, acidentes de trânsito e acidentes por arma branca e de fogo. O dia de maior movimento tanto no João Lúcio quanto no 28 de Agosto foi a segunda-feira, quando foram atendidas mais de 1,2 mil pessoas nas duas unidades.
Cortez avalia que a estrutura montada pela Susam, com ambulâncias e equipes médicas para primeiros-socorros em todos os locais de movimento e o reforço no policiamento contribuíram para que o número de pacientes atendidos nas unidades não ultrapassasse o esperado. “Os problemas mais simples foram resolvidos pelas equipes móveis. Recebemos os casos mias graves e as pessoas que não estavam nas festas”.
No sambódromo, onde foi montado um posto de Pronto Atendimento, com 15 profissionais de plantão, foram atendidos em média de 30 a 40 pessoas por dia, durante a apresentação das escolas de samba na sexta-feira e sábado, e durante o Carnaboi, na segunda e na terça-feira. “A maioria das pessoas atendidas apresentava problemas decorrentes do álcool”, explica a gerente de urgência e emergência da Susam, Sebastiana Cardoso. Do total de pessoas recebidas pelo Pronto Atendimento e pelas equipes móveis, cerca de 15 tiveram que ser transferidos para procedimentos mais complexos e tratamento médico em outras unidades.
O secretário de Saúde, Wilson Alecrim, diz que o resultado do esquema de atendimento médico montado pela Susam foi bastante satisfatório. “As equipes prestaram socorro com qualidade e agilidade e a população foi atendida dentro de todas as suas necessidades”. Segundo Alecrim, o esquema contou com 27 profissionais da área médica, oito ambulâncias e reforço de cerca de 10% em profissionais das unidades de urgência e emergência, além de abastecimento extra de medicamentos e material químico-cirúrgico.