Susam desce a avenida com Bloco da Prevenção
O bloco abre, juntamente com o bloco do Vampirão e da Terceira Idade, o Concurso de Fantasias e Batalha de Confetes, promovidos pela Secretaria de Estado da Cultura (SEC), na avenida Eduardo Ribeiro.
O Bloco da Prevenção tem o objetivo alertar a população para a importância do uso do preservativo contra doenças sexualmente transmissíveis e Aids e conta com cerca de mil brincantes, entre funcionários da Susam, secretarias estaduais, instituições parceiras e organizações sociais que trabalham na área de prevenção de DSTs. O bloco vai contar com bateria própria, puxador e várias alas de crianças e grávidas, destacando os riscos da transmissão vertical do HIV (de mãe para filho).
A coordenadora estadual de DST/Aids, Leila Ferreira, explica que o Bloco é tradicional no carnaval de Manaus e representa uma forma descontraída de alertar a população para a prática do sexo seguro. De acordo com Leila, o desfile é apenas uma das etapas da campanha de prevenção realizada durante o período de carnaval. Neste ano o slogan adotado pela Susam é “Brinque Carnaval Seguro. Use Sempre Camisinha”. Até a próxima terça-feira, estão sendo distribuídos 60 mil preservativos em vários pontos de concentração carnavalesca. A distribuição conta com a participação de 18 organizações não governamentais.
A concentração dos blocos na Eduardo Ribeiro será na rua 24 de Maio, com os desfiles descendo pela Eduardo Ribeiro até a 7 de Setembro. Entre a 24 de Maio e a rua José Clemente, a área é reservada para a Batalha de Confetes.