Abraço simbólico marcará Dia de Luta
Pessoas com transtornos mentais, familiares, gestores e profissionais de saúde estarão reunidos amanhã (18/05) para a realização de dois atos públicos que irão marcar o Dia Nacional de Luta Antimanicomial.
Às 8 horas, o grupo abraça simbolicamente o Hospital Psiquiátrico Eduardo Ribeiro. Às 10 horas, segue para a Praça da Saudade, no centro de Manaus, onde haverá apresentação do Coral Renascer, formado por 15 usuários do Centro de Atenção Psicossocial Silvério Tundis, e onde estarão montadas exposições de fotografias e artesanato confeccionados pelos usuários do sistema de saúde mental.
O objetivo da programação é chamar a atenção para as conquistas da Reforma Psiquiátrica e sensibilizar a sociedade para o fim do preconceito contra os que sofrem de distúrbios mentais. A Reforma aponta para o fim dos hospitais psiquiátricos em todo o país e para a consolidação de um sistema de assistência ampla, que permita à pessoa com transtornos mentais fazer o tratamento sem ser excluído do convívio social.
O secretário estadual de Saúde, Wilson Alecrim, e o coordenador estadual de Saúde Mental, Rogelio Casado, também participam dos movimentos.
______________________________________
Assessoria de Comunicação da SUSAM
(92) 3643-6327