Ações de combate reduzem dengue
Os casos de dengue tiveram redução de quase 50% no mês de abril em relação a março deste ano. Os dados, referentes às notificações de todo o Estado, são da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS) que realiza, desde fevereiro, ações de combate à doença por meio da Operação Impacto contra a Dengue.
Em março o número de casos foi de 949. Em abril foram 469. Cerca de 90% do total notificado se concentra na capital.
De acordo com o diretor presidente da FVS, Evandro Melo, apesar do aumento significativo da doença durante este ano, os casos começaram a ser reduzidos a partir da intensificação das ações.
Evandro informa que um novo Levantamento do Índice de Infestação Rápido (Lira) está sendo concluído. O estudo, que leva em consideração a existência de criadouros potenciais e ativos para o mosquito da dengue em relação ao número de imóveis, vai apontar os bairros onde ainda há risco de proliferação do vetor e, conseqüentemente, de transmissão da doença.
O levantamento é feito a cada dois meses e é utilizado para nortear as ações de vigilância e avaliar os resultados.
Segundo Evandro Melo, para conter a doença a FVS está trabalhando em parceria com o Corpo de Bombeiros, Marinha, Exército, Aeronáutica e Prefeitura de Manaus, mobilizando agentes de endemias, soldados, garis, professores e estudantes, nas quatro zonas geográficas de Manaus.
O diretor explica que mesmo com o fim das chuvas, previsto para o mês de junho, os agentes da FVS darão continuidade ao trabalho de prevenção. “A vigilância tem que ser constante porque os ovos depositados pelo Aedes podem esperar até seis meses para eclodir”, explica. Ele alerta que, caso não haja fiscalização dos possíveis criadouros durante o verão, o número de mosquitos pode ser muito elevado com o retorno das chuvas.
_________________________________________
Assessoria de Comunicação da SUSAM
(92) 3643-6327