Ações de combate reduzem dengue na capital

Os casos de dengue estão em queda em Manaus. A capital, que concentra mais de 90% do total de casos registrados no Estado, notificou 568 casos confirmados da doença em fevereiro e apenas 50 no mês de março.

Os dados são da Fundação de Vigilância em Saúde, que apresentou neste sábado (29) balanço dos primeiros 30 dias da Operação Impacto contra a dengue. A Operação foi lançada pelo Governo do Estado em 25 de fevereiro com o objetivo de reduzir a densidade de mosquitos transmissores da doença e evitar uma epidemia.

De acordo com o secretário estadual de Saúde, Agnaldo Costa, na semana em que foi iniciada a Operação haviam sido registrados 416 casos suspeitos da doença. “Na semana passada, ao completar um mês de intensificação do controle, foram 187 casos, uma queda de 55%.

Agnaldo afastou a possibilidade de uma epidemia no Estado, apesar de um aumento significativo da doença em relação ao ano passado, e afirmou que a rede de assistência está preparada para atender os casos clássicos e graves da doença.

Para chegar aos primeiros resultados, a FVS trabalhou em parceria com o Corpo de Bombeiros, Marinha, Exército, Aeronáutica e Prefeitura de Manaus, mobilizando agentes de endemias, soldados, garis, professores e estudantes para combater o mosquito transmissor da doença nas zonas Norte e Oeste, consideradas prioritárias para o controle.

Em 30 dias, foram visitados 128,4 mil imóveis, onde os agentes e militares encontraram 184 mil criadouros de larvas de Aedes aegypti. Deste total, foram tratados 84 mil, entre caixas d’água, cacimbas e outros depósitos domésticos. “Foi aplicado larvicida e os moradores forma orientados a manter os depósitos indispensáveis cobertos e a evitar o acúmulo de água em outros recipientes”, explicou Evandro. A estimativa é de que a ação tenha atingido um total de 700 mil pessoas.

Neste período, segundo o diretor, também foi feita a aplicação de fumacê em cerca de 10 mil quarteirões, onde reside aproximadamente 1 milhão de pessoas. Foram atingidas as quatro zonas geográficas da cidade. Nestas localidades também houve incremento de 37% na coleta diária de lixo. Garis da Prefeitura de Manaus estão atuando de forma articulada com os agentes, recolhendo lixo e depósitos descartados pela popluação após as visitas domiciliares.

Nas escolas o trabalho de conscientização atingiu 514 multiplicadores. “Inicialmente capacitamos professores para identificar riscos e sanear as escolas. Agora estamos esclarecendo os estudantes para que eles façam o mesmo em suas casas”, disse Evandro.

Segundo o diretor, a etapa inicial dos trabalhos foi concluída nas zonas Norte e Oeste e que, a partir desta segunda-feira, as visitas casa-a-casa começam nas zonas Leste e Centro Sul – Japiim, Aleixo, Adrianópolis, Parque 10, Petrópolis, Crespo, Centro, Jorge Teixeira, São José e Zumbi.

Segundo Evandro Melo, o Governo do Estado contou durante este primeiro mês de Operação com a parceria da Suframa e das empresas do Distrito Industrial que se comprometeram a eliminar depósitos de risco para reprodução do mosquito e a esclarecer os funcionários. Agora as parcerias foram ampliadas para o comércio, com o compromisso do Centro de Dirigentes Lojistas de Manaus (CDLM), do Sindicato da Construção Civil, da rede de supermercados Carrefour e do Banco do Brasil. “Todos irão trabalhar junto aos clientes e funcionários para o controle da dengue”, afirmou.

As ações da Operação Impacto estavam previstas para continuar até o dia 25 de abril, mas devem se estender até junho, em função das previsões de aumento de chuvas neste período”. “Estamos em plena sazonalidade para a transmissão da doença e este ano as chuvas devem continuar além do previsto, por isso estaremos em campo e pedimos a colaboração da população“, disse o diretor presidente da Fundação, Evandro Melo.

Assistência – O diretor técnico da FVS, Bernardino Albuquerque destacou que a rede de assistência, tanto pública quanto privada, está capacitada para diagnosticar e tratar casos de dengue simples e graves. “A rede básica municipal treinou 100% dos profissionais e oferecemos dois treinamentos para mais de 1 mil profissionais de saúde, incluindo um curso específico para pediatras”. Bernardino disse que os casos graves têm sido mais freqüentes em crianças. Cerca de 70% dos mais de 50 casos de dengue hemorrágica deste ano foram registrados em crianças.

Ele destacou a importância de conjugar ações de combate ao mosquito com assistência adequada para reduzir as ocorrências, evitar casos graves e mortes. Segundo Bernardino o Estado é o que apresenta menor letalidade por dengue no país.

Até o momento foram notificados no Amazonas 1.218 casos confirmados de dengue, incluindo 62 casos de dengue hemorrágica, com três mortes.

Assessoria de Comunicação/SUSAM – 3643-6327