Ações de Saúde no festival de Parintins

O governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado e Saúde, Susam, disponibilizará equipes médicas, ambulâncias, medicamentos e equipamentos para dar suporte ao atendimento de urgência e emergência, durante o 44º Festival Folclórico de Parintins, realizado nos próximos dias 26,27 e 28 de junho. A ação tem como objetivo garantir assistência aos participantes. “Nosso objetivo é somar esforços junto à prefeitura de modo a promover toda assistência necessária ao público participante do evento para que nada ocorra fora da expectativa de normalidade”, justificou o secretário da Susam, Agnaldo Costa.

Segundo o secretário, o atendimento médico do Estado será feito pela Secretaria Adjunta do Interior nas duas unidades hospitalares da cidade: Hospital Regional Jofre Cohen e Hospital Padre Colombo, que funcionarão durante 24 horas. Além disto, estarão montados no Bumbódromo, a partir do dia 26, dois serviços de pronto-atendimento, que funcionarão no período noturno, com acesso direto pela arena. Um serviço funcionará no lado do bumbá Garantido e o outro no lado do bumbá Caprichoso.

“Nestas unidades, além dos profissionais locais, estarão atuando outros especialistas deslocados pela Susam especialmente para os plantões durante o festival, médicos e enfermeiros, das áreas de medicina intensiva, cirurgia, anestesia, traumato-ortopedia, cardiologia, oftalmologia, neurologia e endoscopia”, informou Costa.

Além disto, a secretaria enviará uma equipe técnica de coordenação e apoio aos trabalhos. UTIs também serão disponibilizadas pela Secretaria no hospital Jofre Cohen, que estará preparado para atendimento ao trauma, urgências oftalmológicas, cardiológicas, neurológicas e gastroenterológicas.

Para serviços de urgência o governo do Estado atuará com pessoal do Corpo de Bombeiros e terá apoio da Aeronáutica.

Nesta segunda-feira, 22 de junho, a secretária adjunta de Assistência à Saúde do Interior, Heliana Feijó, orientará as equipes de saúde para o atendimento desde casos simples como embriaguez e ferimentos leves, até situações mais delicadas, como traumatismo craniano e politraumas causados por acidentes. “É lógico que desejamos que tudo aconteça na mais perfeita harmonia e segurança, mas caso seja necessário estamos preparados”, completou a secretária.

Assessoria de comunicação Susam
Ed Blair 9188-3853
Paula Mota 9995-1310
3643-6327