Ações educativas para o controle de endemias

A Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), órgão ligado a Secretaria de Estado da Saúde (Susam), realizou nesta quarta-feira, 15, o 1º Workshop para implantação do Programa de Prevenção de Endemias nas Escolas. O evento foi realizado no Sest/Senat e teve como público alvo as comunidades da Zona Leste, área de maior risco para endemias na capital. Especialistas estiveram conversando com a população sobre as doenças e as formas de prevenção.

Em um bate-papo informal com alunos, professores e líderes comunitários, os especialistas falaram sobre doenças como a malária, dengue, febre amarela e leishmaniose, discorrendo sobre as formas de contágio de cada uma, os sintomas e as formas de prevenção. “Nosso objetivo é passar as informações e sensibilizar a comunidade para que se tornem nossos parceiros no combate a essas doenças”, disse o diretor técnico da FVS, Bernardino Albuquerque.

De acordo com o diretor, inicialmente o trabalho está voltado para a Zona Leste por ser a área de maior risco de endemias na cidade de Manaus. “É uma área com características periurbanas e rurais, o que facilita o contato com os agentes transmissores destas doenças”, informou.

Participaram do evento 170 pessoas que foram orientadas a atuar como multiplicadores das informações repassadas pelos especialistas. As informações serão retransmitidas através de palestras e seminários em todas as escolas da Zona Leste, passando a se tornar conteúdo obrigatório nas salas de aula.

Vale ressaltar que a contaminação por alguma dessas doenças causa a evasão escolar parcial, comprometendo o desenvolvimento dos alunos. “A conscientização da comunidade irá trazer dois benefícios imediatos, vai melhorar a qualidade de vida das pessoas e melhorar o aprendizado nas escolas”, disse a coordenadora do Programa de Educação e Saúde da FVS, Luciane Freitas. Com esta ação a FVS pretende também diminuir os índices das doenças endêmicas nesta zona da cidade.

A coordenadora informa ainda que no próximo ano o programa será expandido para todas as zonas da cidade, obedecendo o critério de dar prioridades as que apresentam maiores índices das doenças endêmicas.

_____________________________
Assessoria de Comunicação da SUSAM
Andréa Arruda – 643-6327, 9995-1310
Francismar Lopes – 9601- 5485