Adriano Jorge implanta prontuário eletrônico

A Fundação Hospital Adriano Jorge, em parceria com a Fundação Desembargador Paulo Feitoza (FPF), deu início nesta quinta-feira (18) à implantação do sistema integrado de gestão hospitalar ‘iDoctor’, que permite substituir os prontuários de papel por arquivos magnéticos de computador assinados digitalmente.

De acordo com o Diretor Presidente da FHAJ, Chang Chia Pó, o objetivo principal do sistema é integrar todo o processo assistencial das fundações de saúde do Estado. “Os pacientes passarão a ter um prontuário único nas instituições, o que minimizará a fragmentação da informação”.

Ele explica que, com o novo sistema, os médicos poderão visualizar o histórico do paciente, inclusive as anotações feitas por outros profissionais. “Isto torna desnecessário o trabalho de localização e manipulação do prontuário de papel, já que todo este processo será feito de forma eletrônica”. No Amazonas, o sistema já foi implantado na Fundação de Medicina Tropical (FMT).

Chang destaca que o sistema também irá reduzir a necessidade de espaço físico para arquivo e evitará a perda de prontuários ou a abertura de mais de um prontuário para o mesmo paciente.
Segundo Alexandre Cruz, da Fundação Paulo Feitoza, o prontuário eletrônico iDoctor é um dos primeiros do país desenvolvido em total aderência às normas do Conselho Federal de Medicina/Sociedade Brasileira de Informática em Saúde e brevemente estará em processo de certificação oficial.

O sistema de gestão utiliza tecnologias de ponta como assinaturas digitais (e-CPF) e controles críticos de segurança para que os médicos, bioquímicos e enfermeiros assinem digitalmente os documentos gerados durante o atendimento do paciente.

Alexandre informa que os dados referentes ao sistema serão armazenados em um equipamento robusto (com desempenho e qualidade muito superiores aos computadores domésticos), que utiliza mecanismos de cópia de segurança permanente. “Os portuários serão sempre copiados e não haverá o risco de perda”.

O iDoctor será implantado em etapas e nesta primeira fase, os técnicos da Gerência de Informática do Hospital, em conjunto com os profissionais da Fundação, irão realizar o cadastramento dos profissionais, bem como das informações básicas utilizadas pelo Hospital Adriano Jorge. “A participação dos servidores do hospital nas fases de implantação e treinamento será de grande importância para o sucesso da implantação do iDoctor”, ressalta Alexandre Cruz.

O projeto foi aprovado e financiado em sua totalidade pelo Governo do Estado do Amazonas, por meio da Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA).

_____________________________
Assessoria de Comunicação da FHAJ
Maíra Pessoa
3301-4749/4750
asscom@fhaj.am.gov.br