Agnaldo Costa assume a Secretaria de Saúde

O médico Agnaldo Gomes da Costa será empossado oficialmente secretário de Estado da Saúde nesta quarta-feira (02/04), às 10 horas, no auditório da reitoria da UEA, em cerimônia presidida pelo governador Eduardo Braga. O novo secretário substitui o também médico Wilson Duarte Alecrim, que esteve à frente da pasta por mais de três anos.

Agnaldo Costa é graduado em Medicina, na primeira turma da Universidade Federal do Amazonas, antiga Fundação Universidade do Amazonas. É obstetra ginecologista, médico do trabalho e pós-graduado em Administração de Sistemas de Saúde pela Escola Interamericana de Administração Pública da Fundação Getúlio Vargas.

Em sua carreira de administrador em saúde, exerceu mais de dez cargos na rede pública e privada, ao longo dos últimos 30 anos. Foi chefe de gabinete da Secretaria de Estado da Saúde (1974 a 19750), assessor técnico e diretor em exercício do Hospital Universitário Getúlio Vargas (1976), chefe do Serviço Médico dos Correios Amazonas (1976 a 1983), diretor da Maternidade Balbina Mestrinho (1983 a 1987), secretário de Medicina Social do Inamps (1987 a 1989), superintendente do Inamps (1989 a 1990), chefe do Escritório Regional do Inamps (1990 a 1991), diretor de Clínica Obstétrica da Santa Casa de Misericórdia de Manaus (1992 a 1993), diretor Comercial da Unimed Manaus (1994 a 1998), diretor clínico da Maternidade Nazira Daou (2000 a 2004) e diretor Geral da Maternidade Ana Braga, cargo que ocupava desde 2004 até o momento.

Wilson Alecrim destaca que, ao longo dos três anos e quatro meses de sua gestão, a Saúde estadual obteve avanços, principalmente no que diz respeito à reestruturação da rede e à ampliação do acesso aos serviços de média e alta complexidades.

Dentre as conquistas citadas pelo ex-secretário estão o aperfeiçoamento dos processos de gestão, a reformulação do combate às endemias, o incremento da assistência materno-infantil, com a conseqüente queda nas taxas de mortalidade materna, infantil e neonatal, e a humanização do atendimento com a introdução de programas específicos nas principais unidades da rede estadual.

Alecrim cita, ainda, a organização da assistência na Alta Complexidade, com destaque para a realização de cirurgias cardíacas; a reestruturação da assistência farmacêutica com foco na ampliação do acesso e no uso racional dos medicamentos; e a reorganização e ampliação da rede com a inauguração de 30 unidades importantes na capital e no interior do Estado.

______________________________________________________
Assessoria de Comunicação da SUSAM- (92) 3643-6327