Agosto Dourado: Policlínica Codajás realiza palestras educativas de conscientização sobre mês da amamentação

Na programação, gestantes em atendimento na unidade receberam acolhimento com a palestra ‘Amamentar é um trabalho em equipe’

(FOTO: Islânia Lima/SES)

E alusão ao Agosto Dourado, mês de conscientização sobre a importância da amamentação para os recém-nascidos, a Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), por meio da Policlínica Codajás, realizou na quinta-feira (03/8), uma série de palestras para abertura da ‘Semana Mundial de Aleitamento Materno”, no setor de Pré-Natal de Alto Risco, que atendem grávidas do Amazonas.

A enfermeira que atua na unidade, Eliane Matos, explica que todos os anos a campanha chega com uma temática específica, que este ano o Agosto Dourado traz como pauta; ‘Possibilitando a amamentação: fazendo a diferença para mães e pais que trabalham’.

“A ideia é que a gente consiga promover debates sobre trabalho e parentalidade, a importância da licença remunerada, a necessidade do suporte no local de trabalho para a mulher que amamenta e o fortalecimento de uma rede de apoio com incentivo a continuidade da amamentação”, declarou.

Na programação do dia, gestantes em atendimento na unidade receberam acolhimento com a palestra ‘Amamentar é um trabalho em equipe’, realizada pela enfermeira, Eliane Matos. Além disso, no decorrer das palestras, também foram realizadas dinâmicas integrativas, ministrada pela enfermeira Suziane Castro.

Mãe de primeira viagem, a autônoma Alciclei Ferreira, de 25 anos, que está com sete meses de gestação, conta que aproveitou cada minuto de palestra. “Achei muito especial as palavras das servidoras, pois precisava ter mais conhecimento sobre o processo de amamentação. Agradeço por todo apoio, para melhor receber meu bebê em breve”, destacou.

Dando continuidade às palestras, a enfermeira da Universidade Estadual do Amazonas (UEA), Damiana Brandet conversou com as gestantes sobre os direitos dos pais, que possibilitam a amamentação. Logo em seguida, mais dinâmicas foram realizadas como: ‘mitos e verdades sobre a Amamentação’. Por fim, a Enfermeira Keliane Bernadino também do Programa trouxe um momento lúdico de musicoterapia para todas às grávidas presentes.

O diretor-geral da Policlínica Codajás, Ráiner Figueiredo, informou que as atividades de conversas, entrega de laços dourados se estenderá ao longo do mês na unidade, para que a campanha alcance um número maior de pessoas. “Poder levar informação de qualidade e falar da amamentação e todos os benefícios que ela traz ao bebê é um dever de todo profissional de saúde e aqui na nossa unidade, esse reforço será bem feito, para podermos conscientizar cada vez mais nossas futuras mamães e usuários do Sus”, finalizou.