Alecrim é empossado presidente do Conass
O secretário de Saúde do Amazonas, Wilson Alecrim, assumiu a presidência do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde (Conass). A cerimônia de posse ocorreu em Brasília no último dia 24, à 19 horas, durante programação comemorativa aos 30 anos do Conselho e contou com a presença do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, do representante da Organização Mundial da Saúde (OMS) e Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) no Brasil, Joaquim Molina e de outros profissionais e gestores estaduais e municipais de saúde.
Alecrim substitui Beatriz Dobashi, secretária de saúde de Mato Grosso do Sul, que esteve no cargo de presidente do Conass durante os últimos dois anos. O secretário do Amazonas foi eleito por consenso durante a última reunião ordinária da entidade, no mês passado. O mandato é de um ano e com ele, assumem os vice-presidentes de todas as regiões brasileiras e demais membros da diretoria.
Wilson Alecrim disse que fará uma gestão focada em temas considerados prioritários para o setor de saúde brasileiro e que a agenda de trabalho da sua gestão será elaborada com a colaboração de todos os outros secretários de saúde. “Alguns pontos já estão na pauta e outros serão incluídos para atender as necessidades de avançar com o SUS, para torna-lo o sistema que queremos e pelo qual lutamos”.
Entre as prioridades estão, segundo o secretário, a discussão sobre o financiamento da saúde e a correta aplicação dos recursos, o acesso aos medicamentos de distribuição gratuita, a redução das desigualdades para tornar o SUS mais justo, a infraestrutura das redes de saúde estaduais e municipais, e os recursos humanos, entre outros, que serão detalhados no plano de ação da nova gestão.
De acordo com Alecrim, também deve entrar na pauta prioritária de atuação da nova gestão a elaboração e aprovação de estratégias para flexibilizar do reconhecimento do diploma de médicos formados no exterior. O objetivo é reduzir as dificuldades de contratação nas regiões onde há carência deste profissional no mercado.
Alecrim destacou que o Conass conta com a parceria do Ministério da Saúde, destacando o empenho do Governo Federal, principalmente na Atenção Primária de Saúde.
Beatriz Dobashi, que se manterá na nova diretoria do Conass como vice-presidente da Região Oeste, se despediu do cargo de presidente lembrando do papel histórico do Conass e dizendo que fazer parte desta história é um privilégio. A secretária ressaltou que o Conass nasceu na resistência e hoje se projeta internacionalmente com parceria com diversos países e a discussão avançada de temas relevantes para a saúde brasileira. O representante da Opas e OMS no Brasil, Joaquim Molina, destacou que desde 1982, quando foi criado, o Conass vem desenvolvendo um papel importante na consolidação do SUS e vem evoluindo como entidade de representação política e técnica de gestores de saúde. “O Conass chega aos 30 anos com personalidade e responsabilidade social”, disse. Molina parabenizou a ex-presidente Beatriz Dobashi e desejou sucesso à Wilson Alecrim. “Tenha a certeza da cooperação técnica da Opas e da OMS nessa empreitada”.
O presidente do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems), Antônio Nardi, colocou à disposição da nova diretoria parceria integral para concretizar melhorias para o sistema público de saúde.
O ministro Alexandre Padilha parabenizou Beatriz Dobashi pela liderança à frente de discussões importantes para a saúde brasileira nos últimos dois anos e destacou a importância das parcerias entre o Ministério da Saúde, estados e municípios para melhorar o atendimento no SUS. “Precisamos de consensos para enfrentar os desafios da saúde e ter um representante da Amazônia na presidência do Conselho de Secretários é fundamental pra gente aprofundar a visão da diversidade do nosso país e compreender as questões que são trazidas pela Amazônia, uma região tão fundamental para o Brasil hoje e decisiva para o que o Brasil pode ser nos próximos anos”, disse o ministro.
Seminário Internacional – A programação comemorativa aos 30 anos do Conass tem como principal atividade o Seminário Internacional “Atenção Primária à Saúde – Acesso Universal e Proteção Social”. O evento começou nesta terça-feira (24) e será realizado durante dois dias, com a participação de gestores e cientistas brasileiros, além de técnicos de secretarias municipais e estaduais de todos os estado brasileiros.
Representantes internacionais também participam do Seminário, como Michel Rachilis, consultor em análises políticas de Saúde do Canadá, e Julio Manuel Suárez, consultor da Organização Mundial de Saúde para Sistemas e Serviços de Saúde do Chile.
As mesas de discussão tiveram como foco a seguridade social e o modelo de atenção às condições crônicas.
Nessa quarta-feira, os temas para debate serão os Determinantes Sociais da Saúde e os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.
Diretoria do Conass – Gestão 2012/2013
Presidente: Wilson Duarte Alecrim – Amazonas
Vice-presidentes:
Região Centro-Oeste: Beatriz Dobashi – Mato Grosso do Sul
Região Nordeste: Domício Arruda – Rio Grande do Norte
Região Norte: Hélio Franco de Macedo Júnior – Pará
Região Sudeste: Sérgio Côrtes – Rio de Janeiro
Região Sul: Ciro Simoni – Rio Grande do Sul
Comissão Fiscal
Titulares
Lilian de Almeida Nunes Martins – Piauí
Waldson Dias de Souza – Paraíba
Lineu Facundes – Amapá
Suplentes
Michele Caputo Neto – Paraná
Raimundo José Arruda Bastos – Ceará
Nicolau Esteves – Tocantins
Hemobrás
Antônio Carlos Figueira – Pernambuco
Anvisa
Michele Caputo Neto – Paraná
Viviane Rocha de Luiz – CONASS
Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS)
Raimundo José Arruda Bastos – Ceará
———————————-
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Saúde do AM
Andréa Arruda e Francismar Lopes
(92) 3643-6327, 9995-1310
Facebook: Secretaria de Saúde do Amazonas
Twitter.com/SaudeAmazonas