Aleitamento materno será incentivado no interior do Estado

A Secretaria de Estado de Saúde (Susam) realiza entre os dias 8 e 12 de novembro, no município de Tabatinga, a II Oficina Internacional de Formação de Tutores da Rede Amamenta Brasil. O curso tem o objetivo de capacitar profissionais para atuar na promoção do aleitamento materno, estratégia recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) que contribui para a diminuição do índice de mortalidade infantil.

O curso será ministrado por profissionais da Área Técnica de Saúde da Criança da Susam e por especialistas do Ministério da Saúde. Além dos profissionais de Tabatinga também serão capacitados trabalhadores da área de saúde dos municípios de Atalaia do Norte e Benjamin Constant e dos países vizinhos, Colômbia e Peru, com a participação de profissionais das cidades de Letícia e Santa Rosa.

“Serão capacitados os profissionais que atuam nas Unidades Básicas de Saúde e eles serão orientados a incentivar o aleitamento materno, acompanhando as mães e ajudando para que o aleitamento seja exclusivo até aos seis meses e complementado com outros alimentos até que a criança complete dois anos”, explica a nutricionista Tânia Batista. De acordo com ela, o objetivo da capacitação é criar uma rede de profissionais comprometidos e que vão trabalhar na promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno, respeitando as especificidades da região.

Além de orientar as mães para a amamentação exclusiva, os profissionais irão também monitorar os índices de aleitamento nos municípios. “Queremos criar uma cultura de promoção do aleitamento materno não só com conhecimento teórico, mas que as mães possam verificar na prática que as crianças amamentadas são mais saudáveis e se desenvolvem melhor”, diz Tânia Batista.

A nutricionista lembra que o aleitamento materno contribui para a diminuição dos índices de mortalidade infantil. Ela informa que o estado do Amazonas pactou com o Ministério da Saúde uma meta de redução de 10%, no índice de mortalidade infantil até o final do ano que vem.

__________________________________
Secretaria de Estado da Saúde – SUSAM
Assessoria de Comunicação – (92) 3643-6327
comunicacao@saude.am.gov.br
Andréa Arruda
Francismar Lopes