Alfredo da Matta pode usar telemedicina

Pesquisadores da Fundação Alfredo da Matta se reúnem nesta quinta-feira (29) às 14h, com o professor doutor Chao Lung Wen, da Universidade de São Paulo, para debater sobre o processo de implantação na rede de saúde do estado dos Projetos de Telehansen e Teledermatologia.

Os projetos irão beneficiar pacientes do interior do estado e será associado ao polo de Telemedicina do Amazonas, formado por profissionais da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e Conselho Regional de Medicina (CRM).

A reunião será o primeiro passo para a implantação dos projetos no Amazonas. O professor Chao Lung Wen, que já desenvolve um trabalho semelhante ao que será implantado em Manaus, irá orientar os profissionais locais sobre as melhores alternativas a serem seguidas para que o projeto possa ter sucesso. Ele também explicará como a ferramenta deverá ser utilizada tanto pelos especialistas da Fundação quanto pelos médicos das unidades do interior.

Os projetos de Telehansen e Teledermatologia irão beneficiar especificamente as populações do interior do Amazonas. A idéia inicial é que cada unidade de saúde do interior seja equipada com computador e web câmeras, através das quais os pacientes que apresentem casos mais complicados de doenças relacionadas à pele sejam examinados por especialistas da capital sem precisar do deslocamento físico.

Durante a consulta os médicos poderão conversar com os pacientes e avaliá-los visualmente, passando as orientações e medicações para o tratamento. Somente os casos mais complexos, que precisem de exames detalhados e que não possam ser realizados no próprio município serão encaminhados direto para a Fundação Alfredo da Matta.

A previsão para a finalização da implantação dos Projetos Telehansen e Teledermatologia no Amazonas é para o primeiro semestre de 2006, quando serão concluídos os trabalhos de treinamento das equipes e de estruturação da parte física, com a instalação dos computadores e outros equipamentos.