Alfredo da Matta recebe especialista em telemedicina

A partir do segundo semestre do próximo ano, a Fundação Alfredo da Matta, instituição vinculada à Secretaria de Estado da Saúde (Susam), vai estar operando os sistemas de Telehansen e Teledermatologia, duas ferramentas da telemedicina que irão proporcionar atendimento de qualidade aos pacientes de problemas graves de pele, que estejam nos municípios mais distantes da capital. A implantação dos projetos está associada ao pólo de Telemedicina do Amazonas e conta com o envolvimento de profissionais da área de assistência e pesquisa em saúde.

O primeiro passo para a implantação dos projetos foi dado nesta sexta-feira (30) durante uma reunião entre os pesquisadores da fundação e o professor doutor Chao Lung Wen, da Universidade de São Paulo (USP). O professor é responsável pela criação e desenvolvimento da Telemedicina no Brasil e veio a Manaus especialmente para explicar em que consistem os projetos, como eles podem ser implantados dentro da realidade local e quais os benefícios trazidos por esta tecnologia, tanto para a população quanto para o desenvolvimento das pesquisas nas áreas de saúde.

No caso do Amazonas os projetos da Telehansen e Teledermatologia irão beneficiar especificamente as populações do interior do Amazonas, onde normalmente não há profissionais especializados e os pacientes precisam se deslocar até a capital em busca de tratamento.

Para o funcionamento do sistema, cada unidade de saúde do interior deverá ser equipada com computador e web câmeras, através das quais os pacientes que apresentem casos mais complicados de doenças relacionadas à pele poderão ser examinados por especialistas da Fundação, sem precisar do deslocamento físico. Durante a consulta os médicos poderão conversar com os pacientes e avaliá-los visualmente, passando as orientações e medicações para o tratamento.

No caso de verificada a necessidade de intervenção cirúrgica o paciente será encaminhado para a Fundação Alfredo da Matta, com a vantagem de chegar sabendo o nome do especialista que irá atendê-lo e a data da cirurgia. “Esse programa é a solução para os nossos problemas de infra-estrutura e de deslocamento e representa o resgate da cidadania para os moradores do interior do estado”, disse a coordenadora estadual do Programa de Controle da Hanseníase, Emília Pereira.

O pesquisador Chao Lung Wen informou que os projetos de Telehansen e Telemedicina irão proporcionar a integração entre os pólos, não só no Amazonas, mas em todo o Brasil e representa mais uma ferramenta que será utilizada para a promoção do bem estar social. “Com a Telemedicina, que agrega esses projetos, nós estamos integrando todos os profissionais de saúde do país. Isso reflete em soluções para as problemáticas de saúde de qualquer lugar, pois muitas pessoas estarão trabalhando com a mesma finalidade”, explicou.

A previsão para a finalização da implantação dos Projetos Telehansen e Teledermatologia no Amazonas é para o primeiro semestre de 2006. Os primeiros municípios a serem beneficiados com o projeto serão Parintins, Tabatinga, Benjamim Constant e Tefé, porque já possuem comunicação via internet com a Fundação Alfredo da Matta. A partir de agora os pesquisadores começarão a trabalhar no treinamento das equipes de combate a hanseníase, no que diz respeito à utilização das tecnologias e também na captação dos equipamentos que serão instalados nos municípios do interior.
_