Alfredo da Matta sedia curso de prevenção

A Fundação Alfredo da Matta (FUAM) recebe no período de 13 a 18 de outubro uma equipe do Programa Nacional de Hanseníase, da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, que virá a Manaus realizar o I Curso de Capacitação de Monitores Estaduais de Prevenção de Incapacidades em pacientes com Hanseníase. Estarão presentes profissionais da Bahia, Pará, Goiás, Mato Grosso, Espirito Santo, Maranhão e Distrito Federal.

Nete período a Fuam colocará à disposição do Ministério sua estrutura física e de atendimento e profissionais da área para apoio às aulas práticas.A experiência dos profissionais amazonenses na parte de prevenção servirá de base para que os profissionais selecionados recebam uma boa estrutura de orientação e atendimento.

A Gerência de Fisioterapia recebe portadores de hanseníase para atendimento de curativos, adaptação de calçados, fisioterapia, prevenção ocular e orientações preventivas sobre a doença.Periodicamente a equipe multiprofissional recebe da rede de saúde do Estado do Amazonas e de outros Estados profissionais para treinamento.

A prevenção de incapacidades é uma atividade fundamental durante o tratamento e, em alguns casos até mesmo após alta.Por isso é importante que o portador de hanseníase seja orientado para realização de exercicios de prevenção e a prática diária do autocuidado.

Dados do Ministério da Saúde mostram que o Brasil vem mantendo uma média de 47 mil casos da doença.No último quinquênio com um parâmetro alto de endemicidade,especialmente nas regiões norte, nordeste e contro- oeste.No Amazonas o coeficiente de detecção no período de 1987 a 2007, passou de 7,42 para 10 mil habitantes para 2,15 para 10 mil habitantes.O Estado se manteve superendêmico até o ano de 2002, pois o parâmetro do Ministério da Saúde é menos de 01 habitante por 10 mil habitantes com a doença.

A Haneníase é uma doença transmitida pelas vias respiratórias que ataca principalmente os nervos periféricos, a pele e a mucosa nasal,podendo afetar o fígado,juntas,olhos quando em fase avançada,gânglios e testículos.A doença pode se apresentar de duas formas: paucibacilar(menos agressiva) e multibacilar(mais agressiva).

____________________________________
Assessoria de Comunicação da SUSAM
comunicacao@saude.am.gov.br
(92) 3643-6327

Assessoria de Comunicação da FUAM
comunicacao@fuam.am.gov.br