Alvorada capacita para aleitamento

A maternidade estadual Alvorada, localizada na zona Oeste de Manaus, vai reforçar a prática de incentivo ao aleitamento materno exclusivo junto às mães atendidas na unidade. Considerada Hospital Amigo da Criança, por seguir as recomendações da Organização Mundial de Saúde em relação ao esclarecimento sobre a amamentação, a maternidade está promovendo nova rodada de treinamentos. O objetivo é reciclar os conhecimentos da equipe e manter o índice de 100% de aleitamento materno exclusivo dos recém-nascidos.

O treinamento, voltado para médicos, enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos, fisioterapeutas, técnicos e auxiliares de enfermagem e agentes administrativos, começou nesta terça-feira e vai até o dia 7 de junho. Até lá, os profissionais terão aulas, práticas e teóricas, ministradas pela equipe do Banco de Leite Humano do Amazonas, que funciona na maternidade Ana Braga, zona Leste.

De acordo com a gerente de enfermagem da maternidade Alvorada, Ivone Marques, o curso servirá para capacitar os profissionais que ainda não participaram deste tipo de treinamento e também de relembrar a toda a equipe a importância do trabalho. ”Nós iremos trabalhar para que todos os funcionários da maternidade estejam capacitados e tenham o compromisso com a promoção do aleitamento materno”.

A maternidade Alvorada foi a primeira do Amazonas a receber o título de Hospital Amigo da Criança, dado pelo Ministério da Saúde, com apoio do Unicef. O título é concedido às unidades de saúde que desenvolvem atividades de incentivo ao aleitamento materno. Este ano a unidade passará por nova avaliação, feita por profissionais do Ministério, para avaliar os avanços conseguidos pela unidade nesta área.

As cinco maternidades da rede estadual – Ana Braga, Azilda Marreiro, Balbina Mestrinho, Nazira Daou e Alvorada, têm o título de Hospital Amigo da Criança e promovem diariamente ações de incentivo ao aleitamento materno. O aleitamento materno exclusivo até aos seis meses e acompanhado de outros alimentos até aos dois anos de idade é um dos agentes promotores da redução da mortalidade neonatal e infantil no mundo, de acordo com a OMS.

________________________________________
Assessoria de Comunicação da SUSAM – (92) 3643-6327