AM abre campanha de luta contra a Aids

A Coordenação Estadual de DST/Aids abre, nesta segunda-feira, 21 de novembro, às 9 horas, na esquina das Avenidas Eduardo Ribeiro e Sete de Setembro, a campanha estadual do Dia Mundial de Luta contra a Aids.

Em Manaus, a programação será realizada em parceria com a Coordenação Municipal de DST/Aids, Fórum OSC/Aids e outras organizações que atuam na área de prevenção às doenças sexualmente transmissíveis e Aids. No local, até as 11 horas serão distribuídos preservativos e folhetos informativos. Depois disso, serão realizadas três blitze em locais de grande circulação para abordagem direta de pessoas e distribuição de preservativos.

Nos municípios do interior do Estado, a campanha também contará com a distribuição de material informativo e a realização de testes rápidos para HIV nos mais de 40 Centros de Testagem e Aconselhamento, instalados em unidades de saúde.

No dia 1º de Dezembro, às 18 horas, a capital e os demais municípios, utilizarão um ponto estratégico – prédio ou monumento – para instalar um laço vermelho, símbolo mundial da luta contra a Aids.

Neste ano, o foco da campanha são os jovens entre 14 e 25 anos.
O preconceito contra gays, travestis e transexuais, estigmatizados como os responsáveis pela transmissão e infecção pelo HIV, também será combatido durante a programação de 2011.

Dados da Coordenação Estadual de DST/Aids mostram que apenas em 2010 foram registrados 39 casos de HIV na faixa etária de 15 a 19 anos e outros 478 entre pessoas de 20 a 34 anos.
Até outubro deste ano, foram notificados 35 casos positivos de HIV na faixa etária de 15 a 19 anos e 430 na faixa etária de 20 a 34 anos.

PROGRAMAÇÃO
Dia 21/11: Abertura da campanha às 09:00 na esquina da Sete de setembro com a Eduardo Ribeiro (Coordenações Estadual e Municipal de DST/AIDS e Forum OSC/AIDS)
Dia 23/11: Blitz no Porto da Manaus Moderna das 08:30 as 11:00 (Coordenações Estadual e Municipal de DST/AIDS e Forum OSC/AIDS)
Dia 25/11: Blitz nos terminais de ônibus 1,2,3,4,5 e Central da Matriz as 16:00 (Coordenações Estadual e Municipal de DST/AIDS e Forum OSC/AIDS)