AM apresenta experiências bem sucedidas

Cerca de 20 profissionais da Secretaria de Estado da Saúde (Susam) e fundações de saúde estaduais estão em Brasília participando da 8ª Mostra nacional de Experiências bem-sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças. O evento, organizado pelo Ministério da Saúde, acontece em Brasília até a próxima sexta-feira.

Dentre os trabalhos amazonenses selecionados para apresentação está o que relaciona as estratégias utilizadas pelo Amazonas para evitar o processo epidêmico de dengue em Manaus, no primeiro semestre deste ano. O trabalho participa da mostra competitiva de experiências bem-sucedidas e será defendido pelo diretor técnico da Fundação de Vigilância em saúde, Bernardino Albuquerque.

Durante o pré-evento, que teve início na última terça-feira (4) foram realizados o 2º Encontro da Rede Cievs (Rede nacional de Alerta e Resposta às Emergências em Saúde Pública e diversas reuniões técnicas nas áreas de vigilância ambiental, saúde do trabalhador, controle de doenças como tuberculose, hanseníase e as sexualmente transmissíveis, atenção básica e comunicação de risco e mobilização social.

A conferência de abertura da 8ª Mostra será feita pelo ex-ministro da Saúde, médico Adib Jatene. Ele falará sobre ‘ética em um mundo globalizado’. Entre os painéis que serão apresentados até o final do evento estão os relacionados aos programas de promoção da saúde, pesquisa em saúde pública, inquéritos epidemiológicos, acidentes e situações de risco e emergência em saúde, monitoramento de fatores de risco, avanços e desafios no controle de dengue, malária e outras doenças de transmissão vetorial, além da vigilância do óbito infantil, violência e saúde, resposta a eventos de grande magnitude e longa duração, sistemas de informação, vacinação e atenção primária em saúde.

Participam do evento mais de 2 mil profissionais de todos os estados brasileiros, além de consultores da Organização pan-Americana de Saúde (Opas) e institutos de ensino, pesquisa e assistência do Brasil e da América Latina.