AM apresenta experiências de nutrição

Profissionais da área de saúde do Amazonas estão em Brasília participando da II Mostra de Nutrição, promovida pelo Ministério da Saúde. O evento, aberto nesta terça-feira (12), acontece até a próxima sexta-feira (14) reunindo profissionais de todo o país.

O Amazonas irá apresentar 15 trabalhos relacionados à área de alimentação e nutrição demonstrando os resultados obtidos a partir de experiências bem sucedidas tanto na capital quanto no interior do estado.

Serão apresentados trabalhos desenvolvidos pela Secretaria de Estado da Saúde (Susam, pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), pelo Instituto Nacional Pesquisas da Amazônia (Inpa) e pelas Secretarias Municipais de Saúde dos municípios de Tabatinga, Humaitá e Itacoatiara.

Entre os trabalhos que serão apresentados pelos profissionais do Amazonas, estão a “Avaliação nutricional de menores de cinco anos de idade do estado do Amazonas”, apresentado pela coordenadora do Programa Estadual de Alimentação e Nutrição, Ester Mourão, e a “Atuação do Posto de Coleta de Leite Humano da Maternidade Ana Braga”, apresentado pela diretora do Banco, Tânia Batista.

Das experiências desenvolvidas no interior do estado, serão apresentados os trabalhos “Avaliação do perfil nutricional dos beneficiários do programa bolsa família no município de Tabatinga” e “Educação Nutricional – Oficinas culinárias para mães indígenas beneficiárias do Programa Bolsa Família residentes na sede de São Gabriel da Cachoeira”.

Segundo Ester Mourão os trabalhos amazonenses apresentados durante a Mostra foram selecionados por conta dos resultados positivos obtidos. “Esses trabalhos mostram que mesmo com as adversidades, distâncias e barreiras geográficas existentes no estado as ações estão apresentando bons resultados”, analisa.
Ester cita como exemplo o trabalho realizado pelo Banco de Leite Humano do Amazonas, que desenvolve ações de promoção do aleitamento materno, orientando as mães que têm dificuldades para amamentar e também coletando, processando e distribuindo leite humano para os bebês internados nas (UTI’s) das unidades públicas e privadas e que não podem ser amamentados ao seio pelas mães. “O leite materno é o melhor alimento para os bebês e a amamentação exclusiva até os seis meses de vida e acompanhado de outros alimentos até aos dois anos é o correto e ajuda a reduzir os índices de mortalidade neonatal e infantil”, destaca.

Secretaria de Estado da Saúde – SUSAM
Assessoria de Comunicação – (92) 3643-6327