AM deve vacinar 407 mil crianças neste sábado

A primeira etapa da campanha nacional de vacinação contra a paralisia infantil deve mobilizar neste sábado, 16 de junho, pelo menos 407 mil crianças nos 62 municípios do Amazonas. Cerca de 470 mil doses da vacina Sabin já foram distribuídas pela Secretaria de Estado da Saúde (Susam) às coordenações municipais da campanha. Em todo o Estado, mais de 5 mil postos estarão funcionando em unidades de saúde, escolas, igrejas e pontos comerciais. A vacinação será feita das 8h às 17 horas, sem intervalo para o almoço.

De acordo com a coordenadora estadual do Programa Nacional de Imunizações, enfermeira Izabel Nascimento, a campanha tem o objetivo de evitar que o polivírus selvagem, causador da poliomelite, seja reintroduzido no País, uma vez que ainda não foi erradicado no mundo.

A última vez que o Brasil registrou a doença foi em 1989, no estado da Paraíba, mas 17 países, incluindo Índia, Nigéria, Afeganistão e Paquistão, registraram quase 2 mil casos somente no ano passado.

Segundo Izabel, nos primeiros quatro meses deste ano, 214 pessoas tiveram poliomelite em todo o mundo. O número é 100% maior que o registrado no mesmo período de 2006 e preocupa as autoridades de saúde. “A Organização Mundial de Saúde recomendou, em maio deste ano, que os esforços sejam intensificados para erradicar a paralisia infantil de forma global”.

A coordenadora disse que os pais devem manter o compromisso de levar os filhos para tomar a vacina durante as campanhas. “Cada um deve fazer a sua parte, com o compromisso de garantir a saúde de todos”.

Ela lembra que, neste sábado, devem ser vacinadas todas as crianças que ainda não completaram 5 anos, mesmo aquelas que estão com o cartão de vacinação atualizado. A vacina, aplicada em duas gotinhas, é oferecida gratuitamente. Os pais devem apresentar apenas a Caderneta da Criança.

Acesso – A meta do Ministério da Saúde é alcançar no mínimo 95% das crianças nesta faixa etária, o que no Amazonas corresponde a 407.814 meninos e meninas. Em Manaus, devem ser vacinadas 189 mil crianças. No interior do estado, os municípios com maior população infantil a ser vacinada são Parintins, Coari, Manacapuru, Itacoatiara e Tefé.

As estratégias de mobilização estão sendo traçadas pelos municípios, mas a Susam orientou que as comunidades de difícil acesso começassem a ser visitadas antes mesmo da campanha. “Aproveitamos a campanha do idoso para enviar as doses e começar a vacinação”. A medida visa alcançar as comunidades mais distantes e garantir o cumprimento das metas.

Amazonas participa da Chamada Nutricional Norte

Durante a primeira etapa da campanha de vacinação contra a poliomelite, crianças de 15 municípios do Amazonas também terão seu estado nutricional avaliado por meio da verificação de peso, altura e informações sobre alimentação de rotina.

O levantamento faz parte da Chamada Nutricional que, pela primeira vez, irá abranger toda a região Norte. O trabalho é coordenado pelos Ministérios da Saúde e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e tem como objetivo avaliar problemas como baixo peso e obesidade.

Os 15 municípios amazonenses sorteados para a amostra estadual são Itamarati, Guajará, Atalaia do Norte, Santo Antônio do Içá, Codajás, Barcelos, Careiro, Manicoré, Benjamin Constant, Manacapuru, São Sebastião do Uatumã, Apuí, Itacoatiara, Parintins e Manaus.

É a segunda vez que a população do Amazonas participa da Chamada Nutricional. No ano passado, o Estado realizou o estudo em 43 municípios. Quase sete mil crianças foram avaliadas em relação a peso, altura e situação sócio-financeira de suas famílias. Os dados estão sendo avaliados pela Fiocruz, no Rio de Janeiro, e devem ser divulgados no início de julho, de acordo com previsão da coordenadora de Alimentação e Nutrição da Secretaria de Estado da Saúde (Susam), nutricionista Ester Mourão.

___________________________________________
Assessoria de Comunicação da SUSAM – 3643-6327