AM é o primeiro do Norte na vcinação de idosos

O Amazonas é o estado da região Norte que, até o momento, alcançou o melhor resultado da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, no que se refere à imunização de idosos. De acordo com dados do Programa Nacional de Imunização (PNI), 105.249 pessoas com 60 anos ou mais foram imunizadas desde a abertura da campanha, no último dia 25. O número corresponde a 56% da meta estadual.

No total, 200.888 pessoas da população alvo receberam a vacina até agora. Nos 62 municípios do Estado devem ser vacinados 450 mil idosos, mulheres getantes, crianças menores de dois anos, trabalhadores da saúde e indígenas.
Oito municípios já superaram os 50% da meta estabelecida – Silves, Nova Olinda do Norte, São Sebastião do Uatumã, Manaus, Iranduba, Canutama, Presidente Figueiredo e Guajará. Silves é o que apresenta o maior percentual de pessoas vacinas – 91,7%. Os municípios onde a presença de populações indígenas é grande são os que estão com os menores índices de vacinação. Entre eles estão Atalaia do Norte, Benajamin Constant, Tabatinga, São Gabriel da Cachoeira e Santo Antônio do Içá, onde foram atingidos menos de 20% dos grupos prioritários.
Em todo o Estado foram imunizadas 48 mil crianças maiores de seis meses e menores de dois anos, 20 mil profissionais de saúde, 17 mil gestantes, 11 mil indígenas e 103 mil idosos.
Equipes de vacinadores estão aplicando a vacina nas unidades básicas de saúde e fazendo busca ativa, principalmente nas zonas rurais e comunicades de difícil acesso. O trabalho está sendo monitorado pela Secretaria de Estado da Saúde (Susam), que acompanha diariamente a cobertura vacinal por grupo populacional. A vacinação das populações indígenas está sendo feita pela Fundação Nacional de Saúde (Funasa).
A campanha vai até o dia 13 de maio mas, de acordo com a coordenadora estadual do Programa de Imunizações, Izabel Nascimento, a vacinação deve continuar nas áreas remotas, onde os profissionais de saúde demoram muito tempo para chegar ou têm restrições de acesso, como falta de transporte regular. “Aos estados da região amazônica, o Ministério da Saúde tradicionalmente concede mais tempo para o fechamento da campanha”, explica.
Para realizar a campanha, mais de 1,6 mil postos de vacinação foram montados em todo o estado e mais de 7 mil servidores públicos foram mobilizados. O Governo do estado distribuiu aos municípios amazonenses mais de 500 mil doses de vacina, repassadas pelo Ministério da Saúde.

__________________________________
Secretaria de Estado da Saúde – SUSAM
Assessoria de Comunicação – (92) 3643-6327
comunicacao@saude.am.gov.br
Andréa Arruda
Francismar Lopes