AM sedia reunião de pesquisa em malária

Começam, no próximo domingo, as atividades da 11ª Reunião Nacional de Pesquisa em Malária, que acontece em Manaus, até o dia 29, no Tropical Hotel. O encontro está sendo coordenado por pesquisadores da Fundação de Medicina Tropical do Amazonas – FMT/AM, do Centro de Pesquisas Leônidas e Maria Deane (Fundação Oswaldo Cruz), do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia – INPA e da Fundação de Vigilância em Saúde – FVS.

No evento, haverá a participação, na manhã de segunda-feira, do Gerente do Programa Nacional de Controle da Malária do Ministério da Saúde, José Lázaro de Brito, que falará aos presentes sobre as atuais ações deste programa. Às 8h30 da terça-feira haverá uma mesa redonda que irá propor uma discussão sobre “Malaria Vivax grave”, com a participação de profissionais do Brasil e da Índia.

Outros pontos de destaque da reunião serão a palestra sobre “Vacina contra a Malária Vivax”, proferida, às 11h de quarta-feira pelo pesquisador da Universidade Del Valle, na Colômbia, Sócrates Herrera (atualmente, o pesquisador que tem os estudos mais avançados sobre a vacina contra a Malária Vivax) e para a conferência de encerramento da reunião, comandada pelo pesquisador da Universidade de Barcelona, Pedro Alonso, autor de um estudo realizado no continente africano para desenvolver a melhor vacina contra a doença disponível até o momento.

De acordo com o Presidente da Comissão Científica e pesquisador da FMT/AM, Marcus Lacerda, o encontro promove um espaço de discussão que em muito contribui com o avanço das políticas de controle da doença. “O principal objetivo do evento é contribuir para o conhecimento e o avanço das políticas de controle da malária na região, além de reunir em um mesmo espaço pesquisadores mundialmente renomados, profissionais e estudantes do Estado para uma troca de experiências e um incentivo a mais para o desenvolvimento da ciência e tecnologia no Estado”, explica.

Este ano, estarão participando da reunião pesquisadores de todo o Brasil e de países como os Estados Unidos, Colômbia, Espanha e Índia, além de professores e acadêmicos da área de saúde no Estado, técnicos do Ministério da Saúde, da Organização Pan-Americana de Saúde, da Organização Mundial de Saúde e representantes de secretarias estaduais ligadas ao Programa de Controle da Malária.

Durante os quatro dias, serão apresentados trabalhos científicos e os principais resultados das pesquisas sobre a malária, uma doença infecciosa transmitida pelo mosquito Anopheles, endemia que preocupa as autoridades de saúde e é um desafio para os estudiosos da área.

Já no dia 26, serão realizados os primeiros mini-cursos do evento, com a participação do médico da FMT/AM, Franklin Santana Filho, além de representantes das demais instituições envolvidas na organização do evento. Às 20h deste dia será realizada a conferência de abertura, proferida pelo Ex-Secretário Estadual de Saúde e atual diretor do Hospital Nilton Lins, Wilson Alecrim, com o tema “Novos Rumos no Controle da Malária na América Latina”.

Na segunda-feira (27) serão realizadas conferências e mesas redondas com temas ligados à “Malária e grandes empreendimentos na Amazônia”. No dia 28, as atividades estarão voltadas para o tema “Malária Vivax”. No último dia do evento, as discussões serão em torno de assuntos sobre a Entomologia, a ciência que estuda os insetos.

Destacadas agências de financiamento de pesquisa em malária estarão presentes na reunião, como o Malaria Medicines Venture (MMV), o Malaria Vaccine Iniciative (MVI) e o Drugs for Neglected Diseases Initiative (DNDi). A reunião conta com o apoio financeiro da Petrobras, da Secretaria de Ciência e Tecnologia do Amazonas, da FAPEAM e do Ministério da Saúde.


Izenilda Farias
Assessoria de Imprensa – Três Comunicação – Manaus/AM
Tels: (92) 3651-7126 / 3651-8568
Skype: izenilda.farias