Amazonas atinge 63,89% da meta de imunização
No Estado devem ser vacinadas mais de 429 mil crianças menores de cinco anos. Em Manaus, onde devem ser vacinadas 186.776 crianças, a meta ainda não foi atingida e a campanha se estende até a próxima sexta-feira. Foram vacinadas até o momento 195, 5 mil (86,21%) do total de crianças na capital.
Para atingir as meta, a Secretaria de Estado da Saúde (Susam) estará dando apoio às ações da Secretaria Municipal (Semsa). Hoje (8) gestores dos dois órgãos se reúnem para definir estratégias para alcançar a população ainda não vacinada, o que deve incluir busca ativa (visitas domiciliares) e intensificação da divulgação em todos os bairros da cidade.
As zonas Leste e Oeste foram as que alcançaram os maiores percentuais: cerca de 87%, seguidas da zona Sul (86%) e Norte (81%).
No interior, para atingir os locais mais distantes, a partir do dia 14 agentes de saúde da Susam estarão em missão aérea por vários municípios do Estado. Além de vacinar contra a poliomielite, eles estarão colocando à disposição todo o calendário básico de imunização. A ação será feita em parceria com a Aeronáutica e visa imunizar moradores de comunidades rurais dos municípios de Tapauá, Lábrea, Boca do Acre, Pauini e Canutama.
A missão aérea também irá atingir áreas indígenas desses municípios, disponibilizando vacinas especiais como antipneumocócica, contra varicela e contra o vírus Influenza (gripe). Para manter o sucesso do controle epidemiológico da doença no Brasil, a meta deste ano é vacinar 100% das crianças em todos os municípios brasileiros.
Para a primeira etapa da campanha os municípios definiram estratégias próprias que incluem desde posto fixo, a visita casa a casa, e postos volantes via terrestre ou voadeira. No primeiro dia, 5 de junho, dois municípios atingiram mais de 100% da meta: Presidente Figueiredo e Itapiranga. Cinco municípios além de Manaus, já atingiram mais de 80% – Manacapuru, Maués, Novo Airão, Benjamin Constant e Eirunepé.