Amazonas deve vacinar 142 mil idosos

A Campanha Nacional de Vacinação do Idoso terá início neste sábado (26) em todo o estado. A vacina estará à disposição da população nas unidades de saúde e em postos volantes, em pontos estratégicos, das 8h às 17h. A meta é imunizar 142.112 pessoas com idade superior a 60 anos. A campanha se estende até o dia 9 de maio.

Este ano o slogan da campanha é “Não deixe a gripe te derrubar! Vacine-se” e a novidade é o aumento de 10% na meta estabelecida pelo Ministério da Saúde para ser alcançado pelos estados. Segundo a gerente estadual do Programa Nacional de Imunização (PNI), Isabel Nascimento, o objetivo é garantir que mais pessoas estejam protegidas contra o vírus causador da gripe. “Quanto mais idosos forem vacinados mais garantia de saúde para esta parcela da população”.

Ela informa ainda que nos últimos três anos o estado mantém uma média de vacinação de mais de 85% dos idosos e que a meta da coordenação estadual é atingir 100% da população idosa. “Tentaremos chegar a este objetivo e vacinar 177.641 pessoas com 60 anos ou mais”, declara.

No Amazonas a campanha será coordenada pela Secretaria de Estado da Saúde (Susam), através da Coordenação Estadual do Programa Nacional de Imunizações (PNI), em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde, além do apoio das Forças Armadas, Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e Organizações Não Governamentais.

Dia D – No sábado será realizada a grande mobilização da campanha. Em Manaus todos os centros de municipais de saúde, unidades do Programa de Saúde da Família, Centros de Atenção Integral à Melhor Idade (Caimis), escolas e estabelecimentos comerciais estarão com postos de vacinação.

Nos municípios do interior, além dos centros municipais, equipes volantes estarão visitando as comunidades de difícil acesso. “A orientação dada aos agentes de saúde é que todas as comunidades sejam alcançadas. Para isso serão utilizados barcos, voadeiras, carros e bicicletas para garantir a imunização dos idosos”, garante Izabel.

Dados da Secretaria de Estado da Saúde (Susam) mostram que, desde o início das campanhas contra a gripe, em 1999, o Amazonas vem aumentando o número de idosos imunizados. No ano passado cerca de 149 mil pessoas foram vacinadas correspondendo a 90,8% da meta.

______________________________________
Assessoria de Comunicação da SUSAM