Amazonas é o Estado que reduz maior número de casos de malária na Região Norte

FVS se destaca na redução de casos de malária e leva experiência bem sucedida para África

Há cinco anos o Governo do Estado do Amazonas, por intermédio da FVS vem investindo em novas estratégias para o controle da malária, uma delas é a distribuição de mosquiteiros impregnados usado como medida de proteção individual. Todas as medidas de prevenção e controle da malária no Estado são trabalhadas com metodologia interativa com a população através do uso de material educativo e informativo que orienta a população sobre as medidas de proteção individual e coletiva e ainda sobre a importância dos diversos trabalhos realizados pelos Agentes de Endemias.
Com essas estratégias inovadoras, a Fundação de Vigilância em Saúde registra no Estado do Amazonas redução de 65.810 mil casos de malária em 2008 em relação a 2007, mais que o dobro do segundo colocado, o estado de Rondônia que foi de 32.997 casos. Este dado é um número real de redução, por exemplo, o estado de Tocantins, no período considerado reduziu 125 casos, o que dá um percentual de 40,3%, esta situação não pode ser comparada com um estado que reduziu 65.810 casos. Da redução de 147.068 casos nos estados da Amazônia, 44,6% foi no estado do Amazonas, seguindo-se de Rondônia com um percentual de 22,4%.
Em 2008, um dos trabalhos desenvolvidos pela FVS foi reconhecido como experiência bem sucedida durante a 8ª EXPOEPI – Mostra Nacional de Experiências Bem-sucedidas em Epidemiologia do Ministério da Saúde, que acontece em Brasília todos os anos. O trabalho consta da adaptação de material com linguagem técnica para linguagem popular, através do uso de materiais impressos como: folders, cartazes e cartilhas. A partir desse trabalho a FVS foi convidada pelo Ministério da Saúde a enviar técnico para trocar experiências na África, onde participará de atividades de reestruturação do Programa de Controle de Paludismo(malária) de São Tomé e Príncipe.