Amazonas está há mais de 70 dias sem casos de H1N1
A Fundação de Vigilância em Saúde (FVS) divulgou boletim informativo mostrando que o estado do Amazonas está há 73 dias sem registro de casos novos de Influenza A H1N1. O controle da doença no estado é resultado da boa cobertura vacinal alcançada pelo estado e também das campanhas de conscientização da população quanto aos cuidados básicos de prevenção.
Segundo até a última sexta-feira (25) 1.228.779 pessoas haviam sido vacinadas contra a Influenza A H1N1 no estado. O número representa 73% da meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, que é de vacinar 80% de toda a população pertencente aos grupos de risco em todo o estado.
Mesmo com a situação sob controle, Albuquerque alerta a população para que não deixem de tomar os cuidados básicos de higiene para prevenir a doença. “O vírus continua circulando e a população deve permanecer em alerta, lavar as mãos com freqüência é um procedimento básico e eficiente”, disse.
O diretor presidente da FVS, Bernardino Albuquerque, pede que as pessoas que pertencem aos grupos de riscos e que ainda não tomaram a vacina, para procurar uma unidade de saúde para se vacinar. “A vacina é a forma mais segura de proteção contra a doença e todas as unidades de saúde tem a vacina”, informa.
Albuquerque disse ainda que se forem mantidos os índices de cobertura vacinal e os cuidados básicos de higiene, o Amazonas se manterá livre da doença.