Amazonas foi o que mais vacinou

Mais de 110 mil idosos já foram vacinados contra a gripe no Amazonas, segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde (Susam). O balanço mostra que 58% do total de idosos residentes no estado já foram imunizados. A população idosa do Amazonas é formada por 189.028 pessoas. Com esse resultado o Amazonas se mantém em primeiro lugar no ranking de vacinação dos idosos contra a gripe no país. O Ministério da Saúde estabelece que cada estado deve vacinar no mínimo 80% de sua população idosa.

Em Manaus, 73.800 idosos já foram vacinados contra a gripe, o que representa 79% do total da população idosa da capital. O município de Apuí, localizado a 453 km de Manaus em linha reta, já vacinou 100% da sua população idosa. A 11ª Campanha Nacional de Vacinação do Idoso contra a Influenza foi aberta no último sábado e se estende até o dia 8 de maio em todo o país.

A vacina está disponível nas unidades básicas de saúde da capital ou do interior e também nos Centros de Atenção à Melhor Idade (Caimi’s), em Manaus. O Ministério da Saúde enviou para o Amazonas 343.300 doses da vacina. “Todos os idosos que ainda não se vacinaram estão convidados a procurarem uma dessas unidades e receber a vacina”, convida a coordenadora estadual do Programa Nacional de Imunização (PNI),. Izabel Nascimento.

Além da vacina contra a gripe a campanha também oferece as vacinas contra a difteria e tétano para os idosos que ainda não tomaram as três doses indicadas pelo calendário básico de vacinação. “Faz parte da programação da campanha a atualização do calendário básico de vacinação dos idosos”, informa Izabel.

Os idosos que se encontram hospitalizados ou que residem em nos abrigos, devem receber a imunização contra o pneumococo, agente causador da pneumonia bacteriana. Nesse caso serão vacinados apenas os idosos que não tenham sido vacinados nos últimos cinco anos, e, ainda contra a febre amarela, para os que residem em áreas de risco epidemiológico.

Este ano a campanha tem como tema “Deixe a gripe na saudade e marque um encontro com os amigos” e o objetivo do Ministério da Saúde é reduzir, na população com idade acima de 60 anos a mortalidade e as internações causadas pela gripe e contribuir com a prevenção de doenças que interferem no desenvolvimento das atividades rotineiras dos idosos.

Gripe – A influenza, popularmente conhecida como gripe, é uma doença infecciosa do sistema respiratório, de natureza viral e altamente contagiosa, podendo apresentar desde uma forma leve e de curta duração, até formas graves e complicadas. O vírus causador da influenza é muito instável e de grande mutabilidade, levando a necessidade da vacinação anual. Para criação da vacina são realizadas pesquisas anuais, através das quais são identificadas as cepas circulantes do vírus, o que determina a elaboração de uma vacina eficaz.

Os sintomas mais comuns da gripe são febre alta, dor de garganta, tosse, dores no corpo e na cabeça, fraqueza e mal estar. A doença pode evoluir para formas mais graves como a pneumonia. Os sintomas da gripe podem ser confundidos com os do resfriado, causados por outros vírus e cujos sintomas são mais fracos e de curta duração.

______________________________________
Secretaria de Estado da Saúde – SUSAM
Assessoria de Comunicação – (92) 3643-6327
comunicacao@saude.am.gov.br