Amazonas já vacinou mais de 60% da população de idosos

A Secretaria de Saúde do Governo do Estado (Susam) tem por meta a cobertura mínima vacinal de 105,5 mil pessoas com 60 anos ou mais em todos os 62 municípios do Amazonas. O Estado possui 150.756 idosos. Até esta quarta-feira (dia 28), foram imunizados 62,74% desse total. Manaus e outros seis municípios do interior já superaram a meta.

A coordenadora estadual do (PNI), Izabel Nascimento, ressalta que a vacinação contra a gripe nos municípios do interior do Estado deverá se estender até a segunda quinzena de maio, quando devem ser imunizados 27,5 mil pessoas nas áreas urbanas, rurais e indígenas. O prazo estendido se deve à dificuldade de acesso às comunidades remotas e o tempo necessário para alcançar a população dispersa.
Dos 61 municípios, seis já atingiram mais de 70% da cobertura vacinal – Autazes, Caapiranga, Lábrea, Parintins, São Sebastião do Uatumã e Tapauá. Outros seis alcançaram entre 50 a 65% da meta. Manaus atingiu 90% da meta.

Na capital, além dos centros de saúde e postos volantes, a vacina está disponível nos dois Centros de Atenção à Melhor Idade (Caimis), na Cidade Nova II e na Colônia Oliveira Machado. No interior, todos os municípios estão com postos de vacinação e os agentes de saúde também realizam visitas domiciliares, além de percorrer as áreas de difícil acesso, onde residem famílias isoladas. Os que ainda não se vacinaram podem comparecer a um dos postos de vacinação, entre as 8h e 17 horas.

Não há contra-indicações para a população em geral. Só não devem receber a vacina os idosos que tiverem alergia ao ovo ou a timerosal (contido no merthiolate) e aqueles com doenças neurológicas (meningite, encefalite, esclerose múltipla ou AVC) em fase aguda.