Amazonas realiza novo levantamento de dengue este mês
A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS/AM), por meio do Departamento de Vigilância Ambiental e Controle de Doenças (DVA) coordena no mês de outubro e meados de novembro o Levantamento rápido dos índices de infestação do Aedes aegypti (LIRAa) em todos os municípios onde há deregistro de presença do mosquito transmissor da dengue. A atividade segue agenda proposta pelo Programa Nacional de Controle de Dengue, do Ministério da Saúde.
O LIRAa tem o objetivo de levantar o índice de infestação do mosquito nos municípios e a partir daí montar os planos de controle e combate à doença, de acordo com as características e necessidades de cada localidade.
De acordo com o chefe do DVA, Ricardo Passos, a iniciativa faz parte da programação do LIRAa Nacional realizado em vários municípios do país. “Desta maneira, é possível classificar os municípios quanto ao risco de transmissão de dengue no local. A expectativa é a obtenção de níveis baixo de infestação considerando o período da seca”, destacou.
LIRAa – É uma metodologia desenvolvida pelo Ministério da Saúde (MS) que realiza o mapeamento rápido dos índices de infestação por Aedes aegypti, dividindo o município de 9 mil a 12 mil imóveis com características semelhantes. Em cada grupo, também chamado estrato, são pesquisados 450 imóveis. Resultados inferiores a 1% são considerados satisfatórios, de 1% a 3,9% estão em situação de alerta e superiores a 4% são definidos como risco de surto de dengue.
A realização do LIRAa é considerada importante pelo Ministério da Saúde porque identifica os criadouros predominantes e a situação de infestação do município, além de permitir o direcionamento das ações de controle para as áreas mais críticas.
Ascom/FVS
—
_______________________
Camilla Sá Freire e Janaina Karla
(92) 3182-8523/ 9150-4422
Assessoria de Comunicação
Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – FVS/AM
_______________________
Twitter: @FVSAM
Facebook: Fundação FVSAM
Site: www.fvs.am.gov.br
E-mail: fvs.ascom@gmail.com
ascom@fvs.am.gov.br