Amazonas reduziu em 33% a mortalidade materna

O Estado do Amazonas registrou redução de 33% na mortalidade materna no ano de 2011 com relação a 2010. Os dados são da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS) e a redução é resultado do trabalho de acompanhamento médico ambulatorial desde o início da gravidez, com o acompanhamento de pré-natal até o atendimento na hora do parto e no pós-parto.

Os dados da mostram que durante o ano de 2010 foram registrados 69 óbitos maternos e em 2011 o número caiu para 46.

O diretor presidente da FVS, Bernardino Albuquerque explica que a redução é resultado dos esforços aplicados nos trabalhos de vigilância dos óbitos uma vez que a redução das mortalidades no estado está entre as prioridades do Governo do Estado. “As ações de prevenção e de assistência à saúde materna e fetal contribuem significativamente para a melhoria da qualidade dos serviços de atendimento materno”.

A assessora de auditoria e supervisão da FVS, Osminda Lobelin, destaca como ponto primordial a realização de um bom acompanhamento de pré-natal. “Fazer um pré-natal de qualidade, com os exames e o acompanhamento médico é fundamental, tanto para a saúde da mãe quando do bebê”. Ela também aponta como ponto positivo a melhora na qualidade de notificações de vigilância em óbitos no estado.

Morte materna é aquela causada por complicações durante a gestação ou até 42 dias após o fim da gravidez, quando provocada por problemas de saúde como hipertensão, desprendimento prematuro da placenta ou doenças preexistentes, se agravadas pela gravidez.

Além das causas associadas à gravidez, ao parto e ao puerpério (infecção pós-parto e hemorragias), existem outros fatores de risco que aumentam a vulnerabilidade das mulheres, tais como desinformação ou má compreensão, em razão da baixa escolaridade, desnutrição, baixa renda, discriminação racial, ausência de amparo familiar ou de companheiro, exposição à violência doméstica e a falta do pré-natal.

_______________________
Camilla Sá Freire e Janaina Karla
(92) 3182-8523/ 9150-4422
Assessoria de Comunicação
Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – FVS/AM