Amazônia quer uso racional de medicamentos

Estratégias para o uso racional de medicamentos serão discutidas no I Congresso de Assistência Farmacêutica da Amazônia Brasileira, que acontece em Manaus, de sexta-feira a domingo.

Estarão reunidos no evento profissionais da Secretaria de Estado da Saúde, que promove o Congresso, representantes da Amazônia Legal e de outros estados brasileiros, além de organizações nacionais e internacionais, incluindo o Ministério da Saúde, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), financiadora do evento.

De acordo com Ana Célia Moura, gerente de Assistência Farmacêutica da Central de Medicamentos do Estado, órgão responsável pela coordenação do evento, o objetivo do encontro é discutir a qualidade da assistência farmacêutica no sistema de saúde e identificar estratégias que garantam a prescrição racional dos medicamentos. “Acreditamos que este é o passo inicial para a discussão do uso racional dos medicamentos na região amazônica”.

No conjunto de palestras e mesas redondas devem ser avaliados diversos aspectos relacionados à assistência farmacêutica como qualificação profissional, seleção, programação de aquisição, armazenamento, distribuição e transporte adequados de medicamentos, gerenciamento de estoques, e utilização de formulários terapêuticos, protocolos e diretrizes de tratamento.

A conferência de abertura terá como tema as perspectivas da assistência farmacêutica no SUS, sob a visão da Opas e do Ministério da Saúde. Os conferencistas serão Dirceu Brás, diretor do Departamento de Assistência Farmacêutica do MS e James Fitzgerald, gerente da Unidade Técnica de Medicamentos e Tecnologias da Opas.

Serão realizadas seis palestras ao longo dos três dias de evento. A série terá início com a que trata da importância da relação entre médico, farmacêutico e paciente para o desenvolvimento das atividades de assistência farmacêutica. O palestrante convidado é o secretário executivo do Conass, Jurandir Frutuoso da Silva.

As demais palestras serão “O Perfil do Profissional Farmacêutico que a Sociedade Deseja”, “Relato de Experiência de um Hopsital Sentinela do Acre”, “Refletindo sobre o uso racional do Selênio”, “Políticas Públicas em Plantas Medicinais e Fitoterápicos e Experiências Exitosas em Programas Públicos de Fitoterapia”, e “Vigilância Sanitária como Aporte para Qualidade, Eficiência e Segurança do Medicamento”.

Podem participar do I Congresso profissionais e estudantes da área de Saúde e qualquer interessado no tema, independe da área de atuação profissional. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no endereço eletrônico www.saude.am.gov.br.

_________________________________________
Assessoria de Comunicação
(92) 3643-6327