Amigos da Saúde trabalham a humanização
Cerca de 220 integrantes do Projeto Amigos da Saúde estarão participando durante esta semana de uma oficina de capacitação cujo objetivo é prepará-los para trabalhar a humanização do atendimento oferecido nas unidades de saúde da rede estadual. O evento teve início nesta segunda-feira (11/03) e se estende até a sexta-feira, na Escola de Magistratura do Estado.
A programação pedagógica da oficina inclui palestras e trabalhos em grupo durante as quais serão discutidos assuntos como o funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS), as diretrizes da política nacional de humanização, os objetivos do projeto Amigos da Saúde e as atribuições das equipes entre outros.
Na palestra de abertura proferida pela secretaria adjunta das ações de saúde da capital, Luiza Mendonça, os integrantes do projeto puderam conhecer a distribuição das unidades de saúde na rede estadual de acordo com o nível de complexidade e puderam perceber a importância do trabalho a ser desenvolvido dentro de cada unidade. “Cada unidade é diferente, tem um nível de complexidade e requer um trabalho específico. Esse é o foco”, orientou a secretaria.
A programação também inclui visita as unidades de saúde onde o projeto é desenvolvido para que os integrantes possam conhecer o ambiente de trabalho onde desenvolverão suas atividades. O projeto está presente em 31 unidades de saúde da capital, e conta com um total de 154 alunos e 62 monitores da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).
O projeto foi criado em 2005 pelo Governo do Estado do Amazonas com o objetivo de contribuir para humanização do atendimento nas unidades de saúde, sendo realizado em parceria pela UEA, Conselho de Desenvolvimento Humano do Amazonas (CDH) e Secretaria de Estado da Saúde (Susam).
Os integrantes do projeto trabalham na recepção aos pacientes nas unidades, realizam palestras de orientação e pesquisa de satisfação com o objetivo de medir a qualidade dos serviços prestados a população. “Nosso foco é a humanização, o bem estar do paciente e a melhoria da qualidade do atendimento no dia-dia”, declara a coordenadora geral do projeto, Carla Braga.
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Assessoria de Comunicação da SUSAM
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