Ana Braga realiza Semana Científica

Aleitamento materno, gravidez precoce, aborto, humanização no atendimento, saúde da mulher e criança no interior são alguns dos temas que serão discutidos durante a 1ª Semana Científica da Maternidade Ana Braga. O evento marca os quatro anos de funcionamento da unidade e reúne médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, assistentes sociais, fonoaudiólogos e nutricionistas.

A semana foi aberta nesta segunda-feira (05/05) pelo secretário de estado da saúde, Agnaldo Costa, que elencou os avanços obtidos na atenção em saúde das gestantes e recém-nascidos. “Estão sendo feitos grandes investimentos nessa área e o resultado pode ser contatado na redução gradativa dos índices de mortalidade materna e neonatal em todo o estado”, destaca.

O objetivo da semana é reunir os profissionais que atuam na maternidade e promover a troca de conhecimentos entre os mesmos, além de divulgar os serviços desenvolvidos nas diversas áreas da unidade.

Entre os assuntos a serem tratados durante a semana está os meios jurídicos e o atuar médico que será abordado pela doutora Nádia Carrapatoso, professora e conferencista da Fundação Oswaldo Cruz – Fiocruz (SP). A médica é especialista no assunto e atualizará os profissionais da maternidade.

A diretora geral da maternidade, Adelaide Setúbal, destaca que a primeira semana científica é também mais uma das ações de humanização no atendimento. “É uma forma de valorizar os trabalhos realizados durante esses quatro anos com todos os profissionais de saúde, inclusive, as instituições de ensino, na melhoria do atendimento da mãe e seu bebê”, afirma.

Os assuntos serão abordados por especialistas através de palestras. Todas as palestras serão oferecidas em dois horários para atender a todos os interessados – das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas.

33 mil nascimentos em quatro anos

A maternidade de referência Ana Braga, localizada na Alameda Cosme Ferreira, zona Leste, maior maternidade pública do Estado e referência para gravidez de alto risco, já realizou em quatro anos de funcionamento mais de 33 mil nascimentos.

A unidade que tem capacidade para realizar até seis partos simultaneamente, possui 170 leitos, sendo 90 de alojamento conjunto, 18 de pré-parto, 15 unidades de cuidados intermediários neonatais (UCI’s), 10 unidades de terapia intensiva neonatais (UTI’s) e 5 leitos de UTI materna, além de 18 albergues, alojamento tardio para as mães que necessitam de internação por longos períodos, 8 leitos de curetagem, 1 na admissão e 5 salas de recuperação pós-anestésica.

São diferenciais da maternidade a implantação de programas importantes para a saúde e o bem estar de mães e bebês, como o parto humanizado, por meio do qual a parturiente é acompanhada integralmente por um familiar nas etapas do pré e do pós-parto; o programa Nascer, que visa identificar e tratar mães HIV positivo e seus filhos durante e após o nascimento; o programa “Não Sou Visita, sou filho”, no qual os filhos das mães internadas na unidade podem conhecer o novo membro da família ainda na maternidade e a atuação das doulas, voluntárias que auxiliam as mulheres internadas antes e após o nascimento, com atividades que incluem desde massagem corporal até orientação quanto ao aleitamento e cuidados com o desenvolvimento infantil.

Em média, a cada mês são realizados, 700 partos. Durante esses quatro anos já foram contabilizados mais de 120 mil atendimentos entre partos, curetagens e atendimentos ginecológicos. Deste total, 75% são referentes a partos, 15% a curetagens e 10% de atendimento ginecológico.

Além dos serviços próprios, a maternidade Ana Braga ainda abriga o Banco de Leite Humano do Amazonas, que realiza a coleta e distribuição de leite materno, além de orientar mães com dificuldades para amamentar e também a primeira unidade descentralizada da Fundação Hemoam na capital, para a coleta de sangue.

Também oferece o teste do pezinho, o serviço de cartório e um albergue, onde são abrigadas as mães de bebês internados em UTI ou UCI. Oficinas e atividades culturais, que visam ocupar o tempo ocioso dessas mães e oferecer oportunidade de integração e descontração, também fazem parte da rotina da Ana Braga.

______________________________________
Assessoria de Comunicação da Ana Braga
Vanessa Edwards – 3249-6822, 8187-7572