Ana Braga realiza treinamento para ser “Amiga da Criança”

A capacitação está voltada para técnicas de aleitamento materno, identificação de problemas relacionados à amamentação e orientação às mães para a manutenção do aleitamento exclusivo até os seis meses de vida, e é uma das etapas de adequação às normas da Organização Mundial de Saúde (OMS) para o credenciamento da maternidade na Iniciativa Hospital Amigo da Criança. Os treinamentos serão realizados até o próximo dia 31, quando 100% dos funcionários da unidade devem estar treinados e sensibilizados para incentivar o aleitamento, considerado um dos principais itens desenvolvidos pelas instituições “Amigas da Criança”.

A Ana Braga é a última maternidade estadual a dar início aos treinamentos previstos pela OMS para credenciamento na Iniciativa Hospital Amigo da Criança. A maternidade Alvorada foi a primeira a obter o título, em janeiro de 2003 e as outras três – Azilda Marreiro, Balbina Mestrinho e Nazira Daou – estão em fase de auditorias locais para avaliação dos cumprimentos das normas e posterior avaliação do Ministério da Saúde.

O credenciamento das maternidades na Iniciativa Hospital Amigo da Criança é uma das estratégias do Governo do Estado para garantir uma atenção mais qualificada e humanizada nas maternidades estaduais e alcançar as metas de redução da mortalidade materna e neonatal no Amazonas. De acordo com o Pacto Estadual de Redução da Mortalidade Materna e Neonatal, a meta é reduzir as mortes maternas e de bebês até os 28 dias de vida em 15% até 2006 e em 75% até 2015.

A secretária estadual de Saúde, Leny Passos, ressalta que os profissionais da rede de maternidades estão sendo treinados para uma nova compreensão do seu papel no processo de humanização e para o incentivo de práticas familiares que garantam mais qualidade de vida aos recém-nascidos.

Além de treinar seus profissionais, a secretária diz que a Susam vai garantir que o trabalho das maternidades, quando credenciadas como “Amigas da Criança”, possa ser continuado nas comunidades, por meio dos grupos de Apoio Amigo do Peito. “O grupo vai dar apoio e suporte para as mães e os bebês quando estes voltarem para casa”, destaca. Os membros do grupo também serão capacitados no manejo do aleitamento até o sexto mês de vida do bebê