Aparelhos de Ultra-som vão para o interior

Equipamentos de ultra-sonografia que serão utilizados para exames de diagnóstico e para acompanhamento da gravidez no interior do Estado foram entregues no último dia 8 a dez municípios amazonenses. Os aparelhos foram adquiridos pela Secretaria de Estado da Saúde (Susam) com o objetivo de ampliar o número de hospitais que contam com estrutura própria para realização do exame. Com as novas aquisições, o Estado passa a contar com 37 municípios dotados de condições para realizar ultra-sonografia, evitando, de acordo com o secretário estadual de Saúde, Wilson Alecrim, a transferência de seus pacientes para outros municípios ou para a capital.

O secretário fez a entrega dos aparelhos diretamente aos prefeitos e secretários de saúde dos municípios contemplados. “Estamos atendendo a uma das importantes necessidades da população do interior”, disse, informando que a meta do Governo do Estado é ter 80% dos municípios equipados com ultra-som até o final de abril e chegar aos 100% até julho. Desta vez foram beneficiados os municípios de Nova Olinda do Norte, Borba, Novo Aripuanã, Manicoré, Humaitá, Tonantins, Codajás, Barreirinha, Autazes e Iranduba. Anteriormente, a Susam já havia contemplado seis municípios.

Segundo o secretário, somente nos últimos três anos os municípios começaram a contar com equipamentos modernos para realização de diversos exames, antes só realizados na capital. Os 19 hospitais inaugurados neste período foram projetados pra oferecer além do ultrasson, raio X e eletrocardiografia. “Agora, estamos dotando também as unidades que já estavam em funcionamento para que todas possam atender a demanda local”.

O prefeito de Codajás, Abraham Lincoln, que é médico, informou que a instalação do ultra-som no seu município vai evitar gastos mensais de cerca de R$ 10 mil, valor pago a um profissional para o aluguel de um aparelho e realização de 20 exames semanais. “Agora, além da economia, teremos condições de atender a livre demanda”, comemorou.

Para atender o grupo de dez municípios, onde vivem cerca de 350 mil habitantes, o Governo do Estado investiu cerca de R$ 1 milhão e 80 mil na aquisição dos aparelhos. O material, de fabricação americana, é um dos mais modernos do mercado. Portátil, pode ser levado para diversos ambientes dentro do hospital e também para áreas externas. “Os ribeirinhos que vivem em comunidades fora da sede municipal poderão, em casos de urgência e atendimentos de rotina, ser atendidos no seu local de moradia”, disse o secretário.

Interior tem novo padrão de atendimento

A secretária executiva de Assistência à Saúde do Interior do Estado, Heliana Feijó disse que os principais benefícios da ultra-sonografia para a população do interior são a possibilidade de diagnóstico mais precoce de doenças, principalmente as do aparelho digestivo, e o acompanhamento sistemático da gravidez. Além disso, o aparelho poderá ser usado nos casos de urgência, incluindo as relacionadas à gestação. “Estamos trabalhando com um novo padrão de atendimento no interior do Amazonas. O foco é a comodidade do paciente, a garantia de condições técnicas de trabalho para o médico e maior resolutividade” assegurou.

Heliana Feijó destacou que os 19 hospitais inaugurados até o momento pelo atual governo funcionam 24 horas com serviços de urgência, emergência e internação. Essas unidades contam com um número de leitos que varia entre 20 e 100, em função do seu número de habitantes, e oferecem uma série ambientes importantes incluindo unidade transfusional, ludoteca e laboratórios equipados para exames de rotina, e serviços como neonatologia e assistência social.

O secretário Wilson Alecrim que outras 31 obras estão em andamento no interior e que as unidades seguirão o padrão estabelecido pelo Governo estadual. “Queremos a valorização do tratamento humanizado e o atendimento às normas de atendimento e segurança, estabelecidas pelo Sistema Único de Saúde”, explica.