Atendimento humanizado em odontologia

Orientar os cirurgiões dentistas a prestar um serviço humanizado a todos os pacientes e dispensar uma atenção especial a portadores de DST e HIV/Aids, buscando evitar a contaminação cruzada e a disseminação do vírus. Esse é o tema do Curso de Formação de Profissionais de Odontologia em DST/HIV/Aids, que está sendo ministrado em Manaus, por técnicos do Ministério da Saúde, para odontólogos de toda região Norte. Os participantes irão elaborar projetos de trabalho para melhorar e humanizar o serviço de assistência odontológica.

Os participantes do curso estão sendo orientados quanto à aplicação das normas de biossegurança na odontologia, que garantem credibilidade ao profissional e segurança aos pacientes. As normas esclarecem sobre os cuidados que o profissional deve ter para evitar que pacientes venham a adquirir o vírus como o HIV, ou doenças como Hepatite e Herpes, durante o tratamento odontológico.

Os cirurgiões dentistas estão sendo orientados a fazer um diagnóstico antes do início do tratamento para verificar a carga viral do paciente e o histórico de doenças adquiridas ao longo da vida. “Isso permite que o profissional saiba como trabalhar com cada paciente, evitando novas infecções e dando algumas orientações sobre cuidados com a saúde”, explica Janaína Mitsuka, Programa Nacional de DST/AIDS do Ministério da Saúde.

O curso é dividido em módulos, onde estão contempladas as partes teóricas e as aplicações práticas. O primeiro módulo está sendo ministrado durante esta semana para 45 cirurgiões dentistas da rede pública de saúde dos estados do Amazonas, Pará, Roraima, Rondônia, Acre, Tocantins e Amapá.

Após este módulo os dentistas irão voltar para suas comunidades e realizar o diagnóstico das condições de atendimento na área de odontologia, verificando o que precisa ser implementado para tornar a relação médico-paciente mais humana e segura.

Com base nessas informações cada participante irá desenvolver um projeto, com propostas de melhorias do atendimento. Os projetos serão apresentados aos gestores da área de saúde de cada estado durante o terceiro módulo que está previsto para acontecer no final deste mês.