Atividades de prevenção a DST’s em Parintins

Na tarde de ontem, quinta-feira, agentes de saúde municipais, estudantes e profissionais de saúde movimentaram as principais ruas do município em uma passeata que pregava a qualidade de vida através da prevenção. Também participaram representantes da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Ministério Público, Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e integrantes dos bois-bumbás Garantido e Caprichoso.

À noite, os técnicos da Susam e voluntários do município realizam abordagem preventiva junto à população nos ensaios dos bois. “O objetivo é ressaltar a importância do uso de preservativos nas relações sexuais e alertar para o perigos da infecção por doenças sexualmente transmissíveis, Aids e gravidez indesejada”, disse a coordenadora do Programa Estadual de DST/Aids, Leila Cristina Ferreira.

A coordenadora diz, ainda, que estão sendo visitadas escolas, para a realização de palestras, demonstração do uso do preservativo e veiculação de vídeos sobre prevenção. Salões de beleza, ensaio de quadrilhas, associação de moradores de bairro, bailes, igrejas e locais de onde há concentração de pessoas são alvos constantes das equipes de prevenção.

No dia 25, em parceria com a Amazonastur, órgão de turismo do Governo do Estado, a Susam e a secretaria municipal de saúde de Parintins, realizam uma palestra informativa sobre prevenção de DST/Aids aos trabalhadores e agentes de turismo para que seja dado ênfase no trabalho de combate às doenças. No mesmo dia, as vias de entradas da cidade, porto e aeroporto, estão com equipes de plantão distribuindo folhetos informativos e abordando os visitantes.

Nos dias 28, 29 e 30, durante o Festival Folclórico de Parintins, a Susam, estará com um Stand da Prevenção no Bumbódromo, onde serão realizados aconselhamentos e distribuição de preservativos.

PROGRAMAÇÃO DE PREVENÇÃO

24/06 – Palestras em Escolas e Comunidades (todo o dia). Às 15 horas: Passeata de conscientização pelas ruas e Parintins. Concentração na Praça da Catedral.
25/06 – Palestras AmazonasTur e Secretarias de Saúde para profissionais de turismo. Abordagem a turistas nas principais vias de entradas da cidade, Baile das Torcidas e Curral do Caprichoso.
26 e 27/06 – Atividades de prevenção na Praça dos Bois.
28, 29 e 30 – Barraca de aconselhamento e distribuição de preservativos no Bumbódromo.
Todos os dias: Abordagem nos ensaios/currais e pontos de profissionais de sexo. Rádios e comunidades.